Quem vai suceder o prefeito Eliseu Mibach a partir de janeiro de 2025?
A sucessão do prefeito Eliseu Mibach em Porto União e será que Erico Rosenscheg será o candidato da situação?
Ainda falta bem mais de um ano para terminar o período do mandato do prefeito Eliseu Mibach, que no dia 31 de dezembro vai completar 16 anos à frente da Prefeitura, evidentemente que com os interregnos dos dois mandatos de Rento Stasiak e um de Anízio de Souza.
Mibach foi companheiro de chapa a vice-prefeito em 1996 de Alexandre Passos Puzyna (pelo PMDB), mas em dezembro de 1998 assumiu o cargo de prefeito numa circunstância trágica com a morte do titular.
Mas em 2000 foi eleito junto com Renato Stasiak de vice, com votação superior a 60% dos votos válidos.
Em 2004, 2008 e 2012 concorreu novamente, mas venceram os candidatos Renato Stasiak (reeleito) e Anízio de Souza.
Em 2016 voltou e em 2020 foi eleito. Somando os mais os dois anos de 1998, os quatro de 2000/2004 e os 8 de 2016 e 2020/2024, até o final de dezembro do que vem, supera até o saudoso doutor Lauro Muller Soares no cargo de prefeito.
Reeleito em 2020, Eliseu não pode mais concorrer (bem que muita gente gostaria que fosse possível), vai chegar no final do ano que vem como o mais longevo cidadão que comandou o município de Porto União.
Mas nos bastidores já são citados vários nomes que estão em condições de concorrer ao cargo, mas não é nada oficial ainda.
Contudo, segundo o próprio Eliseu me revelou existe um acordo entre PSDB e MDB para que a chapa majoritária do ano que vem deva ser liderada pelo atual vice-prefeito Erico Rosenscheg (MDB), com o vice do PSDB. Ele não afirmou, mas ouvi de outras fontes, que o nome do PSDB mais cotado para a vice de Erico é o de Célio Tucano.
Com acordo, ou sem acordo, tudo é possível, porque em política o que se decide ‘hoje, não pode valer mais amanhã’, porque cumprimento de acordos políticos são imprevisíveis.
Mas, com a mais absoluta certeza, o eleitorado terá outro (ou outros candidatos), E nos bastidores estão sendo citados com frequência os nomes de Renato Stasiak (que já disse que não quer, mas…), Juliano Hassan, Percy Storck (que foi vice de Mibach na eleição de 2016), vereador Walbert de Paula e Souza, Anízio de Souza, Mariane Shorr Caesar, capitão Colla e Ruan Guilherme Wolff. Citei apenas os nomes mais ‘sugeridos’ como possíveis candidatos. Mas com certeza existem outros, pois temos dezenas de partidos.