Reunião da dirigentes municipais e empresários com integrantes do IMA
Empresários de vários segmentos e Administração Municipal realizam grande reunião com dirigentes do IMA de Santa Catarina.
Na quarta-feira (12), o Prefeito Eliseu Mibach realizou um grande encontro com empresários, representantes do Poder Legislativo, Presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina e demais dirigentes deste órgão Ambiental.
A reunião foi resultado da solicitação de auxílio ao Governador Jorginho Mello em reunião realizada há alguns meses atrás na capital catarinense, oportunidade em que Eliseu explicou as dificuldades que vem enfrentando há anos quando o assunto é meio ambiente.
Isso porque não só licenças ambientais da administração estão paradas como, e principalmente, as dos empresários locais que clamam por maior celeridade e efetividade nos serviços desempenhados pelo órgão ambiental.
Carlos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente do Município de Porto União, entregou à Presidente do IMA, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, a qual detém grande conhecimento na área ambiental, uma relação com 77 processos devidamente protocolados que aguardam parecer da Regional do IMA de Canoinhas.
Os empresários presentes tiveram a oportunidade de questionar à Presidente os motivos da morosidade na análise das licenças por parte do órgão ambiental pedindo soluções pontuais para os casos apresentados. É importante salientar que muitas empresas dependem dessas licenças para ampliar suas atividades, o que acaba impactando diretamente na geração de empregos e consequente desenvolvimento de Porto União e região.
Como opção, Eliseu sugeriu que Porto União passasse a pertencer à regional de Caçador, eis que aparentemente as licenças têm sido analisadas de forma mais célere nesta regional, ou ainda, que fosse pensado na possibilidade de se criar uma regional aqui no município, inclusive com eventual cessão de servidores por parte da Administração Municipal para agilizar os trabalhos.
Ao final da reunião e em consenso com todos os presentes restou definido que dentro de um prazo de 90 (noventa) dias a situação será reavaliada após realização de reunião na regional de Canoinhas. Caso o cenário não mude consideravelmente, uma das alternativas apresentadas à Presidente do IMA será levada adiante. (Léia Alberti).