|

Prefeito Eliseu Mibach fala de obras estruturantes de sua administração e do pleito de 2024

Acesso ao Guarau e ligação da BR-280 a BR-153 é a grande preocupação do prefeito Eliseu Mibach; a aliança MBD/PSDB e que o ‘União Brasil’ é bem-vindo!

Esta semana entrei em contato com o prefeito Eliseu Mibach e indaguei sobre dois projetos de sua administração, que começaram, com o apoio do Governo do Estado na gestão do ex-governador Carlos Moisés da Silva.

Como já foi destacado aqui no Site e em outros meios de comunicação, acompanhado por membros do Legislativo, empresários e do vice-prefeito Erico Rosenscheg, Eliseu foi recebido recentemente, na capital, pelo governador Jorginho de Mello, quando apresentou as demandas de Porto União, com mais ênfase a dois projetos, considerados estruturantes: asfaltamento do acesso da BR-280 à região do Guarau e asfaltamento da BR-280 à BR-153, que tem como objetivo desviar o intenso tráfego, principalmente pesado, que utiliza avenidas e ruas nos bairros Santa Rosa e São Pedro, em Porto União, e grande extensão de uma importante via em União da Vitória.

Na audiência, o governador, segundo o prefeito, ouviu com atenção a importância da execução dos dois projetos, ‘ficando sensibilizado’, mas que não disse ‘nem que sim, nem que não’, sobre a imediata participação do Governo do Estado, apesar de que, no próprio entendimento do prefeito, o governador ainda estava analisando a situação de todo o Estado.

Sobre o acesso da 280 ao Guarau, Eliseu falou da importância da obra e até de contribuir na elaboração do projeto e a garantia de que a estrada passaria a integrar a malha rodoviária municipal.

Esse acesso, não porque na região está o aeroporto ‘Maria Magalhães’, de propriedade particular, mas principalmente porque estará não muito distante do Distrito Industrial, que nos últimos anos está passando por forte crescimento.

Contudo, para a execução do projeto, elaborado pela municipalidade, é fundamental apoio financeiro do Governo do Estado, que já constava no Plano 1000.

Com relação a ligação BRs 280/153, embora demonstrando esperança, Mibach disse, que no encontro, o governador também demonstrou sensibilidade com relação ao problema, que é tão grave para Porto União e igualmente para União da Vitória, já que a BR-280, no trecho Porto União/Irineópolis/Canoinhas, foi asfaltado no início de década de 1980 do século passado pelo Governo do Estado, ao contrário do trecho de Canoinhas à BR-116, que foi asfaltado pelo Governo Federal.

Porque o Estado (gestão do governador Jorge Konder Bornhausen), após movimento intenso de lideranças de todos os setores de Porto União e municípios da região do Planalto Norte, assumiu a construção de Porto União/Irineópolis/Canoinhas, mas mudou o projeto do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), excluindo a ligação até a 153. 

Mas ninguém imaginava que esse trecho passaria a se transformar num importante corredor de ligação para transporte de cargas das regiões do Meio-Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná com destino aos Portos catarinenses.

E todo esse intenso tráfego passando por áreas urbanas de nossa cidade. E cada vez mais faz-se necessária a construção da ligação 280/153.

Sobre esse pleito, na audiência, o prefeito diz que governador também se mostrou sensível, mas não garantiu a liberação dos recursos para a elaboração do projeto.

O prefeito, contudo, não esconde sua esperança na boa vontade do governador com relação a essas duas demandas tão relevantes para Porto União.

E não parece nada disposto a terminar seu mandato no final de 2024 sem uma solução definitiva para dois projetos tão importantes.

Quanto ao governador (aí já é opinião do autor do Site), é bom lembrar que no pleito de 30 de outubro de 2022, em Porto União, ele foi eleito (na verdade consagrado) com 68% dos votos válidos. Portanto, deve observar esses números, que foram extraordinariamente favoráveis a ele.

Segundo o prefeito, na reunião que o governador vai realizar, provavelmente em Mafra, ou Canoinhas, da Amplanorte, vai anunciar uma posição sobre os pleitos de Porto União.

A ELEIÇÃO DE 2024

Embora faltando ainda um bom tempo, sobre as discussões do pleito de 2024, Mibach disse que se o MDB lançar o atual vice-prefeito Erico Rosenscheg à sua sucessão, o PSDB vai indicar o vice.

Sobre a filiação de um dos principais membros de sua equipe ao União Brasil, não vê obstáculo nenhum ao projeto MDB/PSDB.

Lembrou do apoio dos principais líderes do União Brasil, principalmente do deputado Fabio Schiochet.

“Vejo o União Brasil como um excelente aliado”, disse o prefeito, lembrando também da deputada tucana Giovânia de Sá.

Fábio e Geovânia conseguiram recentemente R$ 1 milhão, cada um (total de R$ 2 milhão) para a Saúde de Porto União.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *