Em suas sessões plenárias realizadas nos dias 12 e 13 de junho de 2023, segunda e terça-feira desta semana, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, presididas pelo conselheiro Osvaldir Ramos, analisou vários processos, inclusive o da Universidade do Contestado (UnC), com Reitoria em Mafra, através de sua Comissão de Educação Superior, que autoriza o funcionamento de bacharelado em Medicina no Campus Avançado de Porto União, com capacidade para 45 vagas semestrais.
O processo, após análise dos esclarecidos conselheiros, aprovou por unanimidade, a instalação do curso de medicina no Campus de Porto União, através do parecer 122 e resolução 038.
E já no dia seguinte à aprovação, nesta quinta-feira (14), o reitor da UnC, com sede em Mafra, doutor Luciano Bendlin, veio a Porto União com cópias do Parecer e Resolução da aprovação do curso, especialmente para entregar ao prefeito Eliseu MIbach, e confirmar à população, através de entrevista coletiva, a grande conquista, sem dúvida nenhuma a mais importante na área do ensino superior, não somente em Porto União, mas em toda a nossa grande região integrada por grande parte do Planalto Norte de Santa Santa e Sul e Centro-Sul do Paraná.
A primeira informação, nas redes sociais, deixou muita gente perplexa, com dúvidas sobre a conquista, mas já no dia seguinte (14), a confirmação da vinda do reitor Bendlin e a entrevista coletiva para o anúncio oficial da aprovação do curso pelo Conselho Estadual de Educação.
Impedido de comparecer à reunião e entrevista por motivo de saúde, para quem conhece detalhes importantes da UnC, sobretudo do início de suas atividades em Porto União na gestão do prefeito Ary Carneiro Junior (médico), ainda com base em Fundação de Ensino Superior com sede em Caçador, que passou por várias décadas a ser a UnC, confesso que fiquei frustrado.
Porém, para compensar a frustração, já que meu problema de saúde me impede apenas – por enquanto – de caminhar normalmente, recluso em meu escritório-lar desde a Pandemia da Covid-19, não me impede de manter atualizado o Site (www.ivodolinski.com.br), aproveitei para redigir um histórico da UnC em Porto União.
Provavelmente por se tratar de um processo tão importante, sua tramitação vinha sendo mantida em sigilo pela Instituição UnC e pelo Poder Público Municipal. E só foi anunciada a concretização após a sua definitiva aprovação pelo Conselho Estadual de Educação.
Agora cabe à reitoria da UnC tomar todas as providências para a instalação do curso, que é complexa, porque depende de uma série de ações, principalmente na estruturação física e – mais importante – formação do quadro docente, que, num curso de medicina, exige profissionais competentes.
A parte física – no caso prédio adequado para salas de aulas e instalação de equipamentos – não deve ser problema, porque o Campus de Porto União é amplo e tem espaço para ampliações. A parte mais delicada, com certeza, é a de professores, que devem ter qualificação condizente com o curso, preferencialmente de mestres com doutorado. Mas, certamente, a Reitoria de Mafra está plenamente preparada para vencer essa etapa, já que a aprovação pelo Conselho Estadual de Educação foi unânime.
A professora Aldair Muncinelli, secretária de Educação, que já foi membro e até presidente do CEE, comemora a grande conquista, afirmando com convicção que o curso de Medicina vai melhorar ainda mais a honrosa posição que Porto União atravessa atualmente em vários setores, nodatamente na do ensino de responsabilidade do município. E não economiza elogios ao prefeito Eliseu Mibach, que vinha há anos trabalhando junto à UnC pela criação do curso.