12 de junho – Dia dos Namorados!

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil, data em que os casais aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.

Muitos países comemoram o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. No Brasil, a comemoração foi adaptada para tentar ajudar o comércio em São Paulo no mês de junho, pois neste mês o desempenho do comércio era fraco.

ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL

O responsável pela criação do Dia dos Namorados no Brasil foi o publicitário João Dória. Numa viagem que fez ao exterior, ele conheceu o Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim), que é comemorado no dia 14 de fevereiro.

Aproveitando a fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos. João Dória sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio.

Na cultura popular, há pessoas que acreditam que algumas simpatias com Santo Antônio podem ajudá-las a encontrar um namorado. Geralmente, elas são feitas na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho:

  1. Retirar o Menino Jesus que o santo carrega e prometer devolvê-lo apenas depois que encontrar um namorado.
  2. Colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo e prometer mudá-la de posição somente quando o santo arranjar um namorado.

Em Lisboa, é tradição celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

DIA DE SÃO VALENTIN

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data conhecida como Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim).

O Dia de São Valentim homenageia São Valentim, bispo que ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma, quando o Imperador Claudio II proibiu a celebração de casamentos. 

A justificativa do imperador era de que homens solteiros seriam melhores combatentes, visto que os casados já não queriam mais se arriscar.

Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado à morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C.

(COM INFORMAÇÕES).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *