De Mercado Municipal, Estação Rodoviária e agora Corpo de Bombeiros

——–(MATÉRIA PUBLICADA NA COLUNA ‘UMA VISÃO NO PASSADO’, NO JORNAL ‘O COMÉRCIO’, EM JANEIRO DE 2022)——–

Por iniciativa do vereador João Darcy Ruggeri, aprovado pela Câmara Municipal, na gestão do prefeito Farid Guérios (1960/1964), foi construído um prédio especialmente para ser o Mercado Municipal, com o objetivo de incentivar os pequenos agricultores de União da Vitória.

Por circunstâncias que deixo de relatar, as razões porque o sucessor do prefeito Farid, Domício Scaramella (1965/1968), transformou o prédio do Mercado Municipal em Estação Rodoviária, especialmente para atender na época uma única empresa: a Expresso Estrela Azul. A BR-476 ainda não estava asfaltada e o trecho entre São Mateus do Sul/Lapa/Curitiba estava em fase de conclusão. Era a Rodovia do Xisto.


A INAUGURAÇÃO DA RODOVIÁRIA

A inauguração da transformação do prédio do Mercado Municipal em Estação Rodoviária, foi um dos mais marcantes da gestão de Domício Scaramella.

Na presença do prefeito, a fita simbólica foi desatada pelo coronel João Carlos Christoffel, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, e pelo prefeito em exercício de Porto União, vereador João Nitto Gaspari, com a presença de autoridades e convidados.

O adaptado Mercado Municipal em Estação Rodoviária atendeu às necessidades do Expresso Estrela Azul durante toda a gestão (1968/1973) do prefeito Tancredo Benghi e do prefeito Alcides Fernandes Luiz (1973/1977).

 

UMA NOVA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA

Na gestão do prefeito Gilberto Francisco Brittes (1977/1983 – Brittes teve seu mandato prorrogado por dois anos) foi construída e inaugurada a Estação Rodoviária no Bairro São Bernardo, que serviu, durante anos, apesar de estar em área próxima ao Rio Iguaçu e com frequência era invadida pelas cheias do Iguaçu.

E a Rodoviária construída no Bairro São Bernardo, também na gestão Mário Riesemberg e Fernando Bohrer (1989/1993), continuou servindo, já não mais unicamente ao Expresso Estrela Azul, mas também a outras empresas, já que a BR-476 estava totalmente asfaltada e também a BR-153 (Transbrasiliana).

O prefeito Mário Riesemberg comandou o município por cerca de dois anos, mas renunciou e seu vice Fernando Bohrer concluiu o mandato de quatro anos. A dupla foi eleita no pleito de 1988.

Na segunda gestão de Alcides Fernandes Luiz um mandato de seis anos (1983/1989), com problemas, devido principalmente a localização e o movimento já com “ônibus gigantes”, começaram a preocupar a população e os gestores municipais.

O RETORNO DA PRIMEIRA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA

Na gestão de Airton Bernardo Roveda (1993/1997), pressionado devido aos frequentes problemas causados pelas cheias, o antigo prédio, que estava ocupado por órgãos públicos municipais e outras entidades, com financiamento, sofreu processo de ampliação e melhorias e voltou a ser Estação Rodoviária.

DIFÍCIL DE ENTENDER…

…Não serviu para Estação Rodoviária lá no Bairro São Bernardo, mas acabou sendo a sede da APAE de União da Vitória.

Durante toda a gestão do prefeito Pedro Ivo Ilkiv (1997/2000), o prédio que serviu como Estação Rodoviária, foi mantido, apesar de estar se tornando cada vez mais superado, devido ao grande número de empresas que começaram a utilizar as rodovias BR-476 e BR-153, totalmente pavimentadas, com paradas em União da Vitória.

MAIS HAVIA NECESSIDADE DE UMA NOVA

E foi nas gestões do prefeito Hussein Bakri (2001/2008) que foi construído, finalmente, um Terminal Urbano em área central e com toda a infraestrutura, próximo ao de Porto União: o Terminal Urbano Deputado Aníbal Khury.

CORPO DE BOMBEIROS

Atualmente, de Mercado MunicipalEstação Rodoviária, de vários órgãos públicos municipais e associações, o prédio, é ocupado corretamente pela Unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória e também pelo Sindicato dos Aposentados do Vale do Iguaçu.

A MAIS CARA DO MUNDO

O contabilista e ex-vereador Mário Emílio da Silva – e ele está absolutamente certo – quando me disse uma vez que “as rodoviárias (rodoviária) de União da Vitória tem uma história fantástica e deve, em utilização de recursos financeiros, ser, provavelmente a mais cara do Brasil”. Acho que ele está certo.

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