27 de abril de 2023: 4 anos da posse de Dom Walter Jorge Pinto na diocese de União da Vitória
Nesta quinta-feira, 27 de abril, a Diocese de União da Vitória recorda a Tomada de Posse de seu atual bispo diocesano, Dom Walter Jorge Pinto, quarto bispo da Diocese, em 46 anos de Instalação.
Após ser nomeado pelo Papa Francisco no dia 09 de janeiro de 2019, como bispo para a Diocese de União da Vitória, Dom Walter Jorge Pinto foi Sagrado Bispo no dia 30 de março daquele ano, e Tomou Posse como novo Pastor da Igreja Particular (Diocese) de União da Vitória, no dia 27 de abril de 2019, na Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Natural da cidade de Ubá (MG), nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Filho de Walter José Pinto, falecido em setembro de 2022, e de Maria Aparecida Padilha Pinto, casal que teve 5 filhos, entre eles, Dom Walter Jorge Pinto.
Nestes quatro anos no Pastoreio da Diocese, motivou e auxiliou na elaboração de um Plano Diocesano de Pastoral, que está em vigor de 2022 – 2024, pautado em quatro Pilares: Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e Pilar da Missão. Animou a realização da 15ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em 2020, a qual definiu a Família como prioridade na evangelização. No campo das Pastorais Sociais nesses anos animou a ação da Cáritas, da Pastoral da Sobriedade e vem incentivando ainda a se implantar uma Pastoral Carcerária. Referencial no Regional Sul 2 da CNBB, para a Comissão Regional dos Presbíteros, expressa grande zelo pelas vocações na Diocese, atento à formação dos futuros sacerdotes no Seminário Diocesano Rainha das Missões, e na Casa do Propedêutico João Paulo II, na sede da Diocese.
Trazendo sua experiência de vida como padre, da Arquidiocese de Mariana – MG, vem incentivando em muito o protagonismo, a ação dos leigos na vida evangelizadora da Diocese, dizendo sempre nas reuniões do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora, aos representantes das Pastorais, Movimentos e Organismos, que: “o Reino de Deus é construído por diversas mãos”, lembrando o caminho Sinodal (de Comunhão) que o Papa Francisco vem pedindo a toda a Igreja.
Grande encorajamento e pedido de compromisso com a fé e com os valores do Evangelho, Dom Walter Jorge sempre que se encontra com os jovens em encontros e nas crismas, os entusiasma e terem amor pela fé que receberam, e a serem testemunhas corajosas no mundo que vive valores totalmente opostos aos do Evangelho. Assim também com as crianças e com as famílias como um todo, que vem recebendo atenção especial com os novos passos da Pastoral Familiar na Diocese.
Vindo de uma realidade distante e diferente à do Estado do Paraná, Dom Walter soube também se adaptar à Região Sul, em especial ao Paraná. Contudo, com simpatia, remetendo-se sempre a memórias de sua origem mineira, das tradições religiosas, da culinária, dos costumes em sua casa familiar, com pais, irmãos e irmãs, comenta com bom humor que ainda não troca o cafezinho pelo chimarrão.
A Diocese de União da Vitória rende Graças ao Senhor por ter concedido Dom Walter Jorge Pinto como seu Pastor. Sentindo seu zelo, sua preocupação e seriedade na condução dos trabalhos nesta Igreja Particular, sua primeira Diocese como Bispo, na pessoa de todos os padres, religiosos e religiosas, seminaristas, Diácono Permanentes, Transitórios, e dos Leigos e Leigas das mais de quatrocentas Comunidades, a Diocese quer caminhar junto com seu Pastor, em comunhão na evangelização desta Igreja Diocesana.
(Da Assessoria da Diocese de União da Vitória).