Sandro Calikoski é o novo presidente do MDB de Porto União

Sandro Calikoski é o novo presidente do MDB,  que já está acertado com o PSDB para o pleito de 2024.

Um grande número de filiados ao MDB foi ao plenário da Câmara de Vereadores no sábado (15) para eleger a nova executiva (diretoria) do Diretório Municipal de Porto União.

A convenção foi presidida pelo vereador Neilor Graboviski e contou com a presença de figuras importantes do MDB, como o ex-prefeito Renato Stasiak e Suelen Geremia, que concorreu à Assembleia Legislativa em outubro do ano passado.

A convenção foi do MDB, mas bem mais parecida como ‘apartidária’, porque foi prestigiada por outros partidos, principalmente pelo PSDB, além do União Brasil.

Tucanos e emedebistas  já estão unidos, pois o atual prefeito Eliseu Mibach é do PSDB e o vice-prefeito é do MDB.

E o prefeito Eliseu Mibach e outros líderes do PSDB foram até à convenção, pois, no pleito de 2024, o ‘matrimônio’ PSDB/MDB deve ser repetida, mas desta vez com um ‘pé vermelho’ como candidato a prefeito e um ‘tucano’ como candidato a vice, invertendo a chapa. (… simples assim!).

Aquele que seria o nome mais forte para concorrer pelo MDB sem a manutenção do ‘casamento’ com o PSDB, o ex-bi-prefeito Renato Stasiak, foi taxativo ao afirmar que não será o candidato.

O pouco tempo que fiquei na convenção conclui que o candidato a prefeito em outubro do ano que vem na chapa PSDB/MDB será o atual vice-prefeito Erico Rosencheg. Já o nome do vice-prefeito, vai ser do PSDB: o jovem Ruan Guilherme Wolff, um dos nomes mais fortes da equipe do prefeito Eliseu Mibach.

 Mas como tem muita água para passar pelos nossas pontes sobre o Rio Iguaçu, até a data final para o registro das candidaturas e coligações (que vale só para a majoritária, no caso prefeito e vice), o antecipado acerto dos ‘pés vermelhos’ com ‘tucanos’ pode surpreender com mudanças.

E com certeza Porto União terá pelos menos mais dois candidatos de outros partidos à sucessão do prefeito Eliseu Mibach, que somando os dois anos (98/2000) como substituto do falecido Alexandre Passos Puzyna, quatro anos de 2003/2004 e depois dois consecutivos de 2017 a 2024, vai completar 14 anos à frente da Municipalidade de Porto União, o prefeito mais longevo da história do município.

Na convenção, além da eleição do ex-vereador Sandro Luciano Calikoski para a presidência, foram eleitos os demais membros, com os cargos principais ficando para Rafael Favaro (secretário-geral),  Aloisio Salvatti (vogal),Christian Agenor Martins e Elio Weber (delegados à Convenção Regional).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *