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Detalhes importantes, que são desconhecidos, da BR-280, que liga São Francisco do Sul e Dionisio Cerqueira

O Governo do Estado de Santa Catarina e o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) assinaram (no mês de fevereiro de 2014), a transferência do patrimônio da SC-280, trecho Canoinhas a Porto União, para o Governo Federal.

A consolidação da transferência da SC-280 para o DNIT

Com essa etapa ficou concluído o processo de federalização da rodovia, de 75,2 quilômetros, que já tramitava há quase quatro anos no DNIT.

ASFALTADO PELO GOVERNO DO ESTADO

O trecho, que originariamente é federal, acabou sendo asfaltado pelo Governo do Estado, no final  década de 70, na gestão do governador Jorge Konder Bornhausen (ainda eleito pelo Colégio Eleitoral criado durante o regime militar) e inaugurado em 1986 no governo de Esperidião Amin.

Por ter assumido a responsabilidade de asfaltar o trecho, o Estado não seguiu o projeto original do extinto DNER, que previa a ligação direta com a BR-153, atravessando parte do interior de Porto União, passando o trecho à condição de SC e não BR, como deveria ser.

A BR-280, na gestão do Governador Borbhausen, que contava com Esperidião na então Secretaria dos Transportes, através do Departamento Estadual Rodoviário (DER), atualmente Deinfra (Departamento de Infraestutura), órgão que sucedeu o DER, chegou com o trecho asfaltado da BR-280 até a BR-116 de Mafra a Canoinhas.

E o trecho de Canoinhas/Porto União/Irineópolis, através de movimento por parte das lideranças empresariais de várias entidades foi tão forte que acabou trouzendo a Porto União o então secretário dos Transportes Esperidião Amin, que numa reunião que lotou o Clube Concórdia, após ouvir apelos veementes, bateu o martelo e anunciou que o Governo do Estado assumiria o asfaltamento do trecho.

E Amin, na condição de secretário dos Transportes, tomou as providências para que a obra fosse realizada, sem as regras da atual Lei da Licitações, que ainda não existia, contratando duas empresas para asfaltar o trecho. E impôs uma condição: o trecho Porto União/Canoinhas não seria igual ao de Canoinhas/Mafa,  apenas com o aproveitamento do mesmo traçado, obras de arte (as pontes), redução da pista, com acostamento reduzido, além da exclusão do projeto da ligação atingindo parte do interior do município até a BR-153.

Na verdade, um trecho rodoviário considerado de segunda linha, apesar do piso ter sido bem feito, porque durou mais de 20 anos até começar a sofrer os primeiros problemas, já que as empresas contratadas, fiscalizadas pelo engenheiro Roberto Domit de Oliveira, seguiram à risca o projeto elaborado pelo ‘falecido’ DER.

TRECHO DA BR-476 A SÃO MATEUS DO SUL

Curiosamente, alguns anos antes, situação parecida aconteceu com a BR-476 no trecho União da Vitória a São Mateus do Sul. O asfaltamento da 476 chegou a São Mateus com a denominação de ‘Rodovia do Xisto’ e parou.

Aí então, movimento intenso de todas as lideranças de União da Vitória e região entraram em ação e foram até o governador Paulo Pimentel reivindicar o asfaltamento do trecho, poucos anos depois inaugurada na gestão do prefeito Tancredo Benghi (início da década de 70), com a presença do governador Pedro Viriato Parigot de Souza, do diretor-geral do extinto DNER, Eliseu Resende, e do ministro  dos Transportes Mário Andreazza.

DUPLICAÇÃO DA BR-280 

O traçado da BR-280, que liga São Francisco do Sul, atravessa a BR-101, passando por Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra (aproveitando trecho da BR-116), Canoinhas, Irineópolis, Porto União (SC), União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Horizonte (aproveitando longo trecho da BR-153), passa a integrar o trecho da PRSC-280, inaugurada na década de 70 no Governo de Jaime Canet Junior pelo Governo do Estado, ligando, Clevelândia, Mariaópolis, Pato Branco, Francisco Beltrão até Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC), bem na divisa com a Argentina.

O Governo do Paraná, segundo fonte, trabalha com a finalidade de transferir para o Governo Federal o trecho, mas não espera muito por isso num prazo curto, daí porque está tratando de cuidar da rodovia, inclusive com uma iniciativa inédita, substituindo o asfalto comum por concreto no trecho do Horizonte a Palmas,  já concluído. E  deve continuar, quem sabe, até Barracão.

Com o asfaltamento anos mais tarde do trecho da BR-153 (Transbrasiliana) ligando União da Vitória a Santa Catarina, as BR-476 e ainda a SC-280 Porto União, em todo os seus trechos, passaram a ser um grande corredor de exportação dos estados de Santa Catarina, Paraná e  de parte do Rio Grande do Sul e Paraná (além de acesso mais fácil para passagem de centenas e centenas de turistas) que procuram as praias do Sul).

O Governo de Esperdião Amin (eleito em 1982 pelo voto direto) chegou ao fim, mas antes, em 1986, inaugurou a obra bancada pelo Governo do Estado, não conseguindo executar o projeto desejado de construir duas pistas da região do Pintado até a ligação com a Avenida Edmundo Arrabar, com pista exclusiva de acesso à Unidade do Exército. Existiam apenas algumas propriedades que deveriam ser desapropriadas (ou até mesmo negociadas), mas o prefeito da época não concordou. E era possível, porque aquela praça de estacionamento na frente do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e a sede do Círculo Militar não existia. Apenas uma vila de casas para militares.

DUPLICAÇÃO DA  BR-280

Há anos que existe um movimento para o asfaltamento da 280 de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, parece que tem tido sem sucesso. E a duplicação da 280, agora sob à responsabilidade do Governo Federal, no trecho de Porto União da Canoinhas, deve passar por revitalização, prioritariamente, com o alargamento da pista, do acostamento  e terceiras faixas em vários trechos.

E O MAIS IMPORTANTE, ANTES DE QUALQUER MOBILIZAÇÃO PARA A DUPLICAÇÃO, É A CONSTRUÇÃO DA LIGAÇÃO COM A BR-153, PARA TIRAR DE VEZ O INTENSO TRÁFEGO DO CENTRO DOS DOIS PRINCIPAIS BAIRROS DE PORTO UNIÃO, QUE ATINGE TAMBÉM GRANDE PARTE DE UNIÃO ATRAVÉS DA VIA REOLON, QUE FELIZMENTE, PARA A PREFEITURA, AO CONTRÁRIO DA DE PORTO UNIÃO, É DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DA ESTRADAS DE RODAGEM (DER/PR).

A TRANSFERÊNCIA PARA O DNIT (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES) O GOVERNO DO ESTADO DEVOLVEU AO GOVERNO FEDERAL A RESPONSABILIDADE DO TRECHO DA SC-280 AO GOVERNO FEDERAL. MAS NÃO FOI FÁCIL.

ESSA EXPLICAÇÃO PUBLIQUEI EM 2022 NO JORNAL ‘O COMÉRCIO’.

“Ato, em Porto União, com a presença do governador Raimundo Colombo e autoridades federais, foi consolidada a federalização. E o DNIT já estava executando obras de restauração da rodovia, com investimentos – na época – de R$ 24,9 milhões.

O então secretário de Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, comemorou o que chamou de resultado de quatro anos de trabalho. “Desde que o processo foi iniciado já se passaram quase quatro anos. O Governo do Estado fez todo o projeto de restauração e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, com investimentos de cerca de R$ 3 milhões. Os deputados aprovaram na Assembleia e hoje temos o resultado definitivo com a transferência dessa rodovia ao Governo Federal. E melhor do que isso, já recebendo as obras de restauração”, afirmou o secretário.

Na avaliação do secretário, “hoje é um dia para se comemorar. Foi uma longa luta, de todas as lideranças da região que agora estamos vendo se tornar realidade”, argumentou.

Segundo ele, além das obras de recuperação que estão sendo feitas, em breve a rodovia será toda renovada, com construção de terceiras faixas, melhorias nas intercessões, reforços de pontes e nova sinalização. “Com essa ação, toda a BR-280, em seu trecho catarinense, que começa em São Francisco do Sul e vai até Porto União, passa a ser de responsabilidade do Governo Federal”, emendou.

Cobalchini fez questão de destacar o apoio de todos os técnicos do Governo do Estado e do DNIT que formaram a comissão que fez toda a avaliação do patrimônio da rodovia e apoio do superintendente do órgão no Estado, João José dos Santos. “Foi um trabalho de muitas mãos. Agora é momento de comemorar o resultado e agradecer a todos os que se envolveram para a sua concretização”, finalizou.

Para o superintendente do DNIT em Santa Catarina, engenheiro João José dos Santos, esse foi mais um passo para a efetiva federalização da BR-280. “Agora concluímos todo o processo e vamos marcar um grande ato, lá na região, para que possamos dividir Reprodução com todas as autoridades envolvidas e com a população essa nossa satisfação em assumir a responsabilidade por mais essa rodovia, que é bem-vinda à responsabilidade do DNIT”, finalizou.

FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA RODOVIÁRIA FEDERAL

A Polícia Rodoviária Federal também foi instalada no antigo posto da Polícia Rodoviária Estadual e passou a fazer todo o trabalho de fiscalização no trecho entre Canoinhas e Porto União.

IMPORTÂNCIA DO ASFALTAMENTO DA LIGAÇÃO COM A BR-153

Agora, mais do que nunca, sem a necessidade de argumentar, a importância do asfaltamento do trecho da BR-280 com a 153, já que a atual rodovia passou a ser de vital importância para dar fluxo ao intenso tráfego do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com destino aos Portos e praias catarinenses.

RODOVIA QUE ATRAVESSA OS ESTADOS DO PARANÁ E DE SANTA CATARINA

A BR-280 é uma rodovia que liga São Francisco do Sul, passando por Jaraguá do Sul, Mafra, Canoinhas, Porto União (com trecho pela BR-153), Horizonte (ainda PRSC-280), Palmas, Pato Branco, Francisco Beltrão e as cidades limítrofes de Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), além de várias outras no Paraná e em Santa Catarina. Uma rodovia que, para relatar sua história, requer muito espaço, mas é de vital relevância para os dois estados”.

 

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