Evento marcou a valorização da erva-mate em União da Vitória e região

NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA, NA SEDE DA CAPIMAR ERVATEIRA, NA BR-476, FOI REALIZADA CERIMÔNIA QUE MARCOU O LANÇAMENTO DE MAIS UM PRODUTO DA EMPRESA, COMANDADA PELA EMPRESÁRIA ELIZABETE CAPELETI (RAINHA DO MATE). DEZENAS DE CONVIDADOS COMPARECERAM AO EVENTO, ENTRE OS QUAIS O PREFEITO BACHIR ABBAS.

FOI, MAIS VEZ, A CONSTATAÇÃO DO ESFORÇO QUE A CAPIMAR, HÁ ANOS, VEM DESENVOLVENDO NO SEGMENTO DA ERVA-MATE, DE CERTA FORMA VOLTANDO HÁ MAIS DE UM SÉCULO ATRÁS, QUANDO O PRODUTO FOI FUNDAMENTAL, JUNTO COM A MADEIRA, PARA O CRESCIMENTO DA REGIÃO.

A REGIÃO SUL DO PARANÁ, QUE TEM COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL UNIÃO DA VITÓRIA, GRAÇAS AO TRABALHO DE UMA EMPRESA COMO A CAPIMAR, VOLTA ABSOLUTA NA CONDIÇÃO DE MAIOR PRODUTORA DE ERVA-MATE, COM DEZENAS DE PRODUTOS, QUE VALORIZAM O NOSSO HISTÓRICO ‘OURO VERDE’ DOS SÉCULO 19 E 20, AGORA, TAMBÉM, COM A ERVA-MATE  SOMBREADA, QUE AGREGA MAIS QUALIDADES E VALOR.

E O MAIS IMPORTANTE DE TUDO, A CAPIMAR É UMA EMPRESA VALIOSA NA DIVULGAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA E DA REGIÃO.

NO SITE, A MATÉRIA PRODUZIDA PELA JORNALISTA MARIANA HONESKO BORTOLINI, SOBRE O TRABALHO DA EMPRESA CAPIMAR.

“Contém erva-mate: coleção ‘Sete Maravilhas do Paraná’ celebra as belezas do Estado em embalagens para presentear. 

Artistas plásticos retratam ambientes naturais na nova linha de produtos apresentado em noite de celebração pela Mundo Mathé. 

A nova coleção de produtos é uma viagem pelo Paraná. Por meio das latas presenteáveis, recheadas com produtos à base de erva-mate, também estão pitadas de cultura, de história, de geografia e de amor pelo Estado que também reconhece o potencial da planta. A linha ‘Sete Maravilhas do Paraná’ propõe um passeio pelos mais bonitos roteiros do Estado ao mesmo tempo em que valoriza a produção artística.

“Registrar as belezas do Estado é uma grande alegria e uma honra também. Temos um Paraná imenso, rico, lindo, e agora, registrado belamente pelos artistas plásticos da nossa região, que nos emprestam seu olhar e eternizam sua visão diante do que já é belo”, sublinha a empresária Elizabete Capeleti, conhecida na região do Vale do Iguaçu como a “Rainha do Mate”.

Ela administra a Mundo Mathe, uma spin-off da Ervateira Capimar, cuja história tem 40 anos, e que agora, surge com o propósito de colocar a erva-mate como protagonista do turismo regional. “É a vez de retribuirmos, colocando o Estado nos nossos produtos”, destaca. “Acreditamos que o Mundo Mathe, além da comercialização de seus produtos, vai fomentar o turismo regional e proporcionar às pessoas uma experiência gastronômica e de coquetelaria com a erva-mate nativa sombreada do sul do Paraná, interligada com produtos plantados e produzidos na nossa região. Essa é nossa intenção”.

Ambientar as ‘Sete Maravilhas’ nos produtos da empresa foi uma sugestão dada pela presidente da entidade regional Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Ivanira Tereza Olbertz, e acolhido pela empresa. “É uma homenagem Estado, berço da erva-mate. Quando pensamos o tema, conversamos com os pintores que prontamente aceitaram o tema e o resultado é belíssimo”, conta. Estão retratados nas embalagens, a Ilha do Mel, reproduzida por Roberto Bona; o Salto de São Francisco, por Maria Glória Andrade; o parque de Vila Velha, por Eliziane Schaefer Buch; a Ilha Grande, por Jesélia Nepomuceno; a ilha de Superagui, por Edelmeri de Mel; as Cataratas do Iguaçú, por Helga Will; e o Cânion Guartelá, por Beatriz Bollbuch.

Turismo

A mudança de missão da ervateira coloca o produto em um novo patamar. A Mundo Mathe, além de vendê-lo, promove passeios diferenciados. O principal percorre o erval que fica na empresa e tem 50 anos. Os visitantes exploram o local a pé e também em cima da carroceria de um trator. Em meio aos pés da erva, há a possibilidade de degustação gastronômica. O passeio termina com visita ao memorial da erva-mate da empresa, à loja com souvenirs e com uma nova experiência culinária e coquetelaria. O passeio custa R$ 50 por pessoa, e o agendamento é feito para grupos.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, potencializar o produto significa popularizar a região, atraindo visitantes e fatalmente, garantindo negócios. “Se funciona no Rio Grande do Sul com o vinho, por exemplo, porque não fazer o mesmo com a erva-mate na nossa cidade?”, cita. “Precisamos nós, moradores, valorizar a nossa região, enaltecendo-a. Criar a parte comercial e do turismo, é fundamental”.

Com faturamento de R$ 150 mil por mês, a Mundo Mathe espera ampliar 15% mais as cifras até dezembro.

Para saber mais, https://www.instagram.com/mundomathe/”.

 

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