De olho em 2026 no Governo do Estado, Moro quer Dallagonol candidato a prefeito de Curitiba em 2024
——–(BLOG POLITICAMENTE0——-
A estratégia política esta posta — a curto e médio prazo. O senador Sergio Moro (União Brasil) começa a dar os primeiros passos pensando na eleição municipal e na de 2026 ao Palácio Iguaçu.
O primeiro desafio, conta uma boa fonte, é convencer o amigo e deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) a disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem. Pesquisas internas começaram a circular pela sede dos poderes no Centro Cívico e animaram a dupla lavajatista.
O pensamento é lógico. Se Deltan for eleito para suceder Rafael Greca (PSD) será o trampolim para o projeto principal de Moro em 2026: chegar ao Palácio Iguaçu. Uma boa votação na capital, e um eventual revés nas urnas, também ajuda no planejamento de majoritária do ex-juiz da Lava Jato.
Conclave — Nesta semana, em lugar desconhecido e incerto, mas com certeza em Curitiba, os cardeais se reuniram: Moro, os suplentes Luiz Felipe Cunha e Ricardo Guerra, o presidente estadual do União, deputado federal Felipe Francischini, o advogado Gustavo Guedes e o deputado estadual Luiz Fernando Guerra.
Deste encontro, a primeira decisão. É o advogado Luiz Felipe Cunha, homem de confiança do ex-juiz, quem tem carta branca para falar em nome do senador. Ele e mais ninguém. O martelo batido é um recado claro e direto.
Em que time que está ganhando… — Cunha será a ponta da lança da estratégia política. Se na eleição vitoriosa de 2022, o planejamento se concentrou nos 25 municípios com maior colégio eleitoral do Paraná, o planejamento deve ser semelhante — para 2026. Para fins estatísticos, Moro venceu em 23 destas cidades no último pleito.
Obviamente que a atenção está voltada para Curitiba e Deltan é a peça central deste xadrez. Apesar de ainda relutar e encontrar um campo infértil para sua candidatura no Podemos, Deltan vem sendo assediado. E a questão partidária não é problema — pelo menos não agora. Novo e União Brasil podem, mais para frente, abrigar o ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF). Na bolsa de apostas, as chances de Deltan disputar outra eleição empunhando o número 19 são quase nulas.