Diocese de União completa nesta segunda-feira (6), 46 anos de instalação

Nesta segunda-feira, dia 06 de março de 2023, o registro da passagem dos 43 anos de instalação de de União da Vitória, realizada numa cerimônia que reuniu milhares de cristãos católicos no histórico estádio Municipal do Ferroviário. 

Foi no dia da 6 de março de 1976, com a sagração do primeiro bispo, Dom Walter Michael Ebejer, que passou a ser dezenas de anos mais tarde bispo emérito, sendo sucedido por Dom João Bosco Barbosa, Dom Agenor Girardi e, atualmente, por Dom Jorge Pinto.

Dom Agenor Girardi e Walter Miachel Ebejer, que foi o primeiro da Diocese, faleceram e estão sepultado na cripta instalada na Catedral Sagrado Coração de Jesus. 

HISTÓRIA DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA

A Diocese de União da Vitória foi criada no dia 3 de dezembro de 1976, pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, composta de áreas tiradas da Diocese de Ponta Grossa, da Arquidiocese de Curitiba e da Diocese de Guarapuava, sendo formada no início de 11 municípios do sul do Paraná.

Os municípios de General Carneiro e Bituruna, tirados da Diocese de Palmas, foram anexados a União da Vitória em 9 de fevereiro de 1984. Isto fez com que a nova configuração territorial, agora com mais de 10.000 Km², colocasse a Diocese no 9º lugar, territorialmente, entre as dezessete dioceses paranaenses do Rito Latino.

No momento de sua instalação, em 06 de março de 1977, a Diocese tinha menos de 8.000 Km², com 11 municípios, 12 paróquias (sendo 04 no perímetro urbano de União da Vitória, com 08 padres) e um total de 18 padres, sendo 4 seculares e 14 religiosos, com 4 municípios sem padres, mais 40 religiosas de várias congregações.

No dia 6 de março de 1977, no Estádio Ferroviário, Dom Walter Michael Ebejer, O.P. foi sagrado bispo, assumindo a Diocese como seu 1º bispo diocesano, numa cerimônia que contou com a participação do Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco. Após a sagração episcopal foi oficialmente Instalada a Diocese.

Em fevereiro de 1984, foi inaugurado o Seminário Diocesano Rainha das Missões, para alunos do seminário menor e do Propedêutico. Em 28 de janeiro de 1985 foi inaugurando o Curso Institucional de Filosofia, e em 22 de fevereiro de 1987 o Curso de Teologia. O Seminário abriu as portas para religiosos locais e seminaristas de dioceses do centro e do nordeste do Brasil, formando grande número de padres para dioceses de fora.

A Diocese de União da Vitória foi a segunda diocese do Paraná a estabelecer o Diaconato Permanente, ordenando seus primeiros diáconos permanentes em 1982, formados na própria Diocese durante cinco anos.

Nesses 45 anos de sua criação, a Diocese de União da Vitória contou com o governo pastoral de quatro bispos: Dom Walter Michael Ebejer – OP (1977-2007); Dom João Bosco Barbosa de Sousa – OFM (2007-2014); Dom Agenor Girardi – MSC (2015-2018); e atualmente Dom Walter Jorge Pinto, que tomou posse em 2019.

O Clero da Diocese é composto atualmente de 30 padres Seculares; 07 padres Religiosos; 01 Diácono Transitório; e 11 Diáconos Permanentes. No Seminário Diocesano residem atualmente 15 seminaristas diocesanos, e 01 residindo em Paróquia fazendo Estágio Pastoral. O Instituto IFTESAM recebe ainda outros seminaristas religiosos que fazem parte de Congregações e Institutos na Diocese e estudam no Instituto.

As Congregações Religiosas atuantes na Diocese são um número de 04 Congregações Masculinas e 01 Instituto Masculino de Direito Diocesano; 03 Congregações Femininas e 01 Instituto Feminino de direito Diocesano.

Fazendo atualmente divisa com as Dioceses de Caçador – SC; Guarapuava – PR; Ponta Grossa – PR; São José dos Pinhais – PR; e, Curitiba – PR, a Diocese de União da Vitória abrange uma área territorial hoje de 10 mil Km², e uma População de 240 mil habitantes. É formada por 25 paróquias que integram em torno de 450 comunidades povoadas de um povo de cultura Cabocla, Polonesa, Italiana, Alemã e Ucraniana.

Sua ação evangelizadora missionária tem a atuação nos mais de 20 Movimentos, Pastorais e Organismos, que atualmente seguem o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, lançado em 2021, com vigência até 2025. Em sua história, até o momento aconteceram 15 Assembleias Diocesanas, sendo a última realizada em 2020.

Comunicando suas ações e sua vida eclesial também nos seus veículos de comunicação, a Diocese de União da Vitória conta há 64 anos com o seu Jornal Diocesano “Estrela Matutina”, sua Emissora Rádio Educadora, fundada em 1964, com o Site da Diocese e suas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram.

Como padroeiro, a Diocese tem o Sagrado Coração de Jesus, e em 2017, um Decreto Diocesano colocou Nossa Senhora Aparecida como sua copadroeira.

(Com informações da Diocese de União da Vitória).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *