Entenda a situação do ex-governador João Raimundo Colombo, candidato ao Senado

Há desencontro de informações e dúvidas em relação à denúncia contra Raimundo Colombo por Caixa II. Nas redes sociais alguns indagam: Mas isso não foi arquivado? Na verdade são situações distintas. A parte mais perversa das delações, que poderia levar Colombo a responder criminalmente, isso sim foi arquivado. Tanto em relação à Odebrecht quanto à JBS. Porém, na esfera eleitoral não houve desdobramento ainda. E é isso que está ocorrendo agora.

PARA ENTENDERMOS

Quando deixou o governo, Colombo perdeu o foro privilegiado, com procedimentos deixando a instância que processa governadores (STJ) e descendo à instância inicial. Daí que o processo corre na Justiça Eleitoral de Floripa por entendimento do TRE/SC de que os atos denunciados se deram na Capital e não em Lages, onde é o domicílio eleitoral de Colombo. Na Capital, ao chegar ao juiz eleitoral Alexandre Dobrowolski, o magistrado abriu vistas ao MPE. Ato contínuo, o Juiz mandou citar Colombo para a apresentação de defesa prévia.

O QUE ACONTECE AGORA?

Com base na defesa prévia e da denúncia, judiciário se manifestará. Uma decisão possível é aceitar argumentos da defesa prévia e arquivar a denúncia. Outra decisão possível é se optar pela instrução processual. A partir disso que o ex-governador passaria a ser réu na justiça eleitoral. Hoje ele não responde processo sobre isso por conta da denúncia.

PORTANTO

Ao contrário do que apontou o próprio ex-governador, através de sua assessoria, a situação não se trata de ‘assunto requentado’. O que houve foi a não divulgação até agora dessa tramitação em Floripa da denúncia (que não é processo ainda). E o que setores da imprensa, a partir de um empurrãozinho estão fazendo, é dar essa publicidade.

E..

Para quem não entende, parece que Colombo está respondendo processo. Mas não. Por enquanto é uma denúncia de Caixa II (na esfera eleitoral e não criminal), que pode virar processo se o judiciário eleitoral entender de tal forma. Ou ser arquivada a denúncia, se o entendimento for na linha da ausência de prática do Caixa II

Colombo não responde (ainda) processo judicial na Justiça Eleitoral. O procedimento está no estágio de análise de defesa prévia a partir da denúncia. O Judiciário Eleitoral decidirá se aceita argumentos da defesa e arquiva o procedimento ou instrui.

P. S.

O ruim disso tudo é que o assunto sangra, com as pessoas tirando conclusões não necessariamente dentro da realidade, causando desgaste para uma disputa eleitoral que não será fácil. Mas Colombo já sabia que isso aconteceria, até porque seus atos, mesmo aqueles mais discretos nos bastidores reverbera, inclusive entre aliados desgostosos com as mexidas notabuleiro de xadrez que tem sido esta definição de candidaturas. (Edson Varella).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *