Revitalização da PR-280, que liga a BR-153 ao Sudoeste, vai levar desenvolvimento àquela região
O segundo lote da restauração da PRC-280 vai receber um investimento adicional de R$ 187 milhões. Trata-se do principal corredor logístico entre a região Sudoeste e o Litoral do Paraná, feito com a técnica whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é adaptado para servir como base para um novo pavimento rígido de concreto, muito mais resistente ao tráfego de veículos pesados que circula no trecho, além de ter maior vida útil.
O anúncio da nova etapa foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (07), dentro de um pacote bilionário de investimentos em infraestrutura para todo o Paraná. A segunda etapa liberada agora prevê a revitalização de um trecho de aproximadamente 40 quilômetros entre Palmas e a cidade de Clevelândia.
O primeiro lote, que envolve a pavimentação de 59 quilômetros entre Palmas e a BR-153, na divisa do Paraná com Santa Catarina, está na fase de conclusão. A pavimentação foi terminada em janeiro e as equipes contratadas trabalham na finalização dos dispositivos de drenagem e na sinalização do trecho da rodovia, que foi o primeiro do Paraná a ser feito com o whitetopping e resolve uma demanda de mais de 20 anos da população da região.
O governador explicou que a segunda etapa faz parte de um projeto maior que deve beneficiar toda a região Sudoeste. “Nós já concluímos a pavimentação de Novo Horizonte até Palmas e vamos fazer agora o trecho até Clevelândia. A nossa meta é chegar até Pato Branco abrangendo todo o Sudoeste do Estado”, informou Ratinho Junior, que disse se tratar de um modelo que tem chamado a atenção de outros estados.
“Essa rodovia virou uma referência para País pela sua inovação. Recebemos delegações de Minas Gerais e agora do Rio de Janeiro que vieram conhecer a modelagem, o maquinário e a tecnologia utilizados”, finalizou.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, os investimentos na PRC-280 resolvem parte da defasagem de investimentos em infraestrutura na região. “O Sudoeste, assim como outras regiões do Estado, carecia de investimentos porque ficou presa a uma infraestrutura dos anos 80”, afirmou. “A PRC-280 é a artéria principal da região, que já recebeu pavimento em concreto e agora serão mais 40 quilômetros de pavimentação com este material. Com isso estamos saneando, de forma sistemática e organizada, os problemas de logística para dar mais segurança aos motoristas que trafegam pela rodovia garantir novas oportunidades à população”.
PONTES – Dentro do pacote anunciado pelo governador também estão as reformas de 12 pontes da região Sudoeste, que vão beneficiar moradores de mais de 14 municípios, entre eles Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara D’oeste e Dois Vizinhos.
As obras estão divididas em duas licitações via Concorrência Pública do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) pelo critério de menor preço. As propostas foram apresentadas pelas empresas concorrentes na última sexta-feira (03) e a documentação está em fase de análise pelos técnicos do órgão estadual. O investimento previsto é de R$ 9,4 milhões.
Entre as rodovias beneficiadas, estão a PRC-280, PRC-185, PR-281, PR-493 e PR-566. O prazo de execução das obras será de cinco meses, a contar após a emissão da ordem de serviço quando o processo de licitação for finalizado.
Confira a relação das pontes que passarão por reformas na região:
Ponte Rio Chopim – PR-281 – no limite entre Dois Vizinhos e São Jorge d’Oeste
Ponte Rio Vitorino – PR-493 – Itapejara d’Oeste
Ponte Rio Santana – PR-493 – no limite entre Verê e Itapejara d’Oeste
Ponte Rio Lageado Grande – PR-493 – no limite entre Dois Vizinhos e Verê
Ponte Rio Chopim – PR-566 – no limite entre Coronel Vivida e Itapejara d’Oeste
Ponte Rio Caçadorzinho – PRC-158 – no limite entre Pato Branco e Vitorino
Ponte Rio Pinheiro – PRC-280 – Mariópolis
Ponte Rio Forquilha – PRC-280 – no limite entre Vitorino e Renascença
Ponte Rio Mombuco – PR-281 – no limite entre Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste
Ponte Rio Lontra – PR-281 – Salto do Lontra
Ponte Rio Capanema – PR-281 – no limite entre Realeza e Planalto
Ponte Rio Marmeleiro – PRC-280 – Marmeleiro
OUTROS INVESTIMENTOS – Na região, também estão em andamento o Contorno de Francisco Beltrão e as obras de contenção de cheias do rio Marrecas, que em janeiro ultrapassou os 50% de conclusão. Em janeiro, o DER também concluiu o processo licitatório para a conservação de quase 132 quilômetros de diversas rodovias estaduais do Sudoeste, que receberão R$ 12,7 milhões de investimento.
Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, totalizando um investimento de R$ 26,8 milhões, com recursos do Avança Paraná, além de um financiamento contratado pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A implantação das terceiras faixas entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em março.
A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança. (AEN).