Dia 1º de fevereiro, a posse de 27 senadores (1 de cada Estado), 513 deputados federais; 54 estaduais e 30 federais do Paraná; 40 estaduais e 16 federais de Santa Catarina, tomam posse
Em 12 dias os 27 senadores, os 513 deputados federais e 54 deputados estaduais do Paraná, eleitos em dois de outubro de 2022, tomarão posse em sessões solenes no Senado Federal, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em horários diferentes, no dia primeiro de fevereiro.
A sessão da Alep ocorrerá às 14h30 para poucos convidados e jornalistas, assim como no Senado Federal (ainda sem confirmação de horário) e na Câmara Federal, marcada para às 10h.
As sessões plenárias da Alep serão retomadas no dia primeiro de fevereiro com a eleição da Mesa Diretora, as da Câmara dos Deputados no mesmo dia, mas às 18h, para escolher os novos membros que comandarão o legislativo federal pelo biênio 2023/2024.
Na Câmara, entre a posse e a eleição da Mesa será aberto o prazo para a formação de blocos partidários e o lançamento de candidaturas. Quanto maior o bloco partidário, maior o número de cargos na Mesa. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.
A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.
União da Vitória/Porto União
Que nasceu em União da Vitória, toma posse, na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD). Na Câmara Federal, também natural de União da Vitória, Tadeu Veneri (PT).
Já Porto União não terá nenhum que nasceu no município na lista dos futuros deputados 40 deputados estaduais e 16 federais.