Porque o plástico é tão nocivo ao meio-ambiente

O plástico está entre os principais contaminantes das águas de nossos rios e dos oceanos. O que é um enorme problema, já que é um ‘estranho’ no ecossistema que demora séculos para se decompor.

Uma vez que transformado do petróleo, nós ainda não sabemos quanto tempo ele leva para se degradar. O que acontece com ele é o processo eresivo, vai ficando menor e menor, segundo explicação de técnico.

Assim que chega aos rios e ao mar, o plástico é um grande vilão para toda uma população marinha – que pode ser sufocado pelo material ou confundi-lo com alimento, provocando sérios danos em seus aparelhos digestivos.

A origem de todo esse cenário está no uso exacerbado e falta de políticas educacionais e de destinação correta do material. Vale lembrar que todo plástico deve ter a destinação adequada desde o consumidor (dando o devido descarte dos resíduos) até a gestão pública (disponibilizando a separação de lixeiras nas ruas e praias, com políticas educacionais e provendo o serviço eficiente de coleta e reciclagem).

As pessoas utilizam, não dão o devido destino, tratam como se fosse rejeito, e infelizmente por falta de políticas de drenagem urbana esses plásticos chegam ao mar, com uma avaliação que ainda há carências de planejamentos na sociedade que assegurem a reciclagem universal – que, como reforça, é uma obrigação básica para todas as cidades.

É importante ter clareza do processo histórico para entender que se trata de um problema “que herdamos de gerações passadas, e se não agirmos, os efeitos serão graves”.

O problema que o plástico está presente em nossas vidas todos os dias. Uma simples compra num supermercado faz que grandes quantidades de sacolas plásticas sejam utilizadas, que não são, na maioria das vezes, levada para reciclagem, mas acabam nos aterros sanitários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *