Cruz Machado completa 70 anos nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2022

Cruz Machado, um dos mais importantes municípios da região do Sul do Paraná, está completando nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2022, 70 anos de instalação, após ter sido desmembrado como distrito do município de União da Vitória.
Com uma população de cerca de 19 mil habitantes (faltam dados mais concretos do IBGE), Cruz Machado comemora a data com vários eventos organizados pela Prefeitura Municipal, administrada atualmente pelo prefeito Antônio Luís Szaykowski.
Com uma área rural ocupada e bem organizada, Cruz Machado se destaca na produção agrícola, notadamente através de iniciativas bem sucedidas na produção de erva-mate sombreada.
Cruz Machado passou a ter acentuada importância e crescimento na economia após o asfaltamento da rodovia que liga a União da Vitória, obra iniciada na gestão do governo de José Richa e inaugurada pelo sucessor Alvaro Dias, ligando a rodovia federal BR-153.
Mas não é somente através das atividades na área rural que está fundamentada a economia de Cruz Machado, mas também na indústria da madeireira, graças aos reflorestamentos. O crescimento da produção de erva-mate sombreada é outra atividade importante.
UM RESUMO DA HISTÓRIA DE CRUZ MACAHDO

Em 1870 aportaram ao Paraná os primeiros imigrantes de nacionalidade polonesa, que se fixaram em diversos núcleos coloniais, na região sul da província. Cumpre notar, entretanto, que antes disso, já em 1853, procedente de Santa Catarina, aqui se fixara o primeiro elemento da etnia polonesa, Jeromin Durski, uma das mais notáveis figuras de imigrantes eslavos que o Paraná acolheu.

Mais tarde, os colonos poloneses se irradiaram para diversos pontos do Paraná, fundando ou colaborando para a fundação das Colônias de Dorizon, Mallet, Paulo Frontin, Cruz Machado e muitos outros núcleos coloniais, responsáveis pela fundação de importantes centros urbanos.

O atual município de Cruz Machado foi, assim, em princípio, um núcleo colonial organizado e fundado pelo Governo Federal, com o fim de aproveitar, colonizar e povoar grandes áreas de terras, até então inaproveitadas e que se prestavam admiravelmente bem a diversos ramos da agricultura, principal fonte de riqueza e de aculturação de imigrantes europeus.

Assim, por iniciativa governamental, foi fundado, a 19 de dezembro de 1910, o Núcleo Colonial Federal Cruz Machado.

Pela Lei Estadual nº 1735, de 22 de fevereiro de 1918, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Judiciário do Município de União da Vitória e, em 1951, por força da Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro do mesmo ano, alcançou sua autonomia.

A denominação do município constitui homenagem ao Dr. Antônio Cândido da Cruz Machado, Senador do Império, natural da cidade do Serro, em Minas Gerais, que era detentor do título nobiliárquico de Visconde do Serro e que, em 1854, por ocasião da campanha para a independência da Província do Paraná que fazia parte da Província de São Paulo, desempenhou papel relevante, tendo-se colocado ao lado da causa paranaense.

Gentílico: cruz-machadense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cruz Machado, pela Lei Estadual n.º 1735, de 22-02-1918, no município de União da Vitória.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cruz Machado figurava no município de União da Vitória,
assim permanecendo na divisão territorial datada de 01-02-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cruz Machado, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de União da Vitória. Sede no antigo distrito de Cruz Machado. Constituído de 2 distritos: Cruz Machado e Pinaré (ex-Concórdia). Instalado em 14-12-1952.

Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 2 distritos: Cruz Machado e Pinaré.

Pela lei municipal n.º 34, de 09-12-1955, é criado o distrito de Santana e anexado ao município de Cruz Machado.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 3 distritos: Cruz Machado, Pinaré e Santana. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-05-2001.

(COM INFORMAÇÕES).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *