Voto de Aplausos a policiais militares que arriscam a vida no cumprimento do dever
Por iniciativa do vereaador Alex Anastácio (PSD), a Câmara Municipal de União da Vitória aprovou um Voto de aplausos aos policiais militares do 27.º Batalhão de Policia Militar do PR, que arriscaram suas vidas em defesa da lei e da proteção das pessoas.
Íntegra da Ação Policial nesse lamentável fato que respaldou a justificativa da iniciativa do vereador Sandro Alex:
“A AÇÃO DOS POLICIAIS FEZ PARTE DA CONTINUIDADE ÀS DILIGÊNCIAS DECORRENTES DO LATROCÍNIO OCORRIDO NA CIDADE DE MALLET-PR,
AS EQUIPES PERMANECERAM PROCURANDO OS INDIVÍDUOS PRÓXIMO À COLÔNIA PASSINHOS. EM ATO CONTÍNUO, O CB. ZABOROSKI RECEBEU INFORMAÇÕES DE QUE O VEÍCULO UTILIZADO NO ROUBO HAVIA SIDO VISTO EM DATA ANTERIOR AO LADO DO “BAR DO MARCOS” EM PAULO FRONTIN.
JUNTO COM O 2º TEN-LOMBA SE DESLOCARAM EM DIREÇÃO A PAULO FRONTIN PARA AVERIGUAR SE HAVIA IMAGENS DOS SUSPEITOS, A FIM DE IDENTIFICÁ-LOS.
EM DESLOCAMENTO NA BR 476, PROXIMO AO KM 311, FORAM VISUALIZADOS 5 (CINCO) INDIVÍDUOS COM AS CARACTERÍSTICAS CONDIZENTES COM AS DOS INDIVÍDUOS SUSPEITOS DE TEREM COMETIDO O LATROCÍNIO.
DE IMEDIATO FOI DADA A VOZ DE ABORDAGEM, SENDO QUE QUATRO INDIVÍDUOS EMPREENDERAM FUGA EM MEIO A MATA FECHADA, SENDO QUE O INDIVÍDUO POSTERIORMENTE IDENTIFICADO ACATOU A VOZ DE ABORDAGEM.
EM REVISTA PESSOAL FOI ENCONTRADO COM O MESMO A QUANTIDADE R$ 1.000,00 (MIL REAIS).
INDAGADO SOBRE O ROUBO, O MESMO RELATOU QUE FOI O PRIMEIRO CRIME QUE COMETEU E NÃO SABERIA INFORMAR QUEM ERAM OS OUTROS SUSPEITOS.
DIANTE DA SITUAÇÃO FOI DADO VOZ DE PRISÃO, USADO ALGEMAS CONFORME A SÚMULA VINCULANTE N.11 DO STF, DIANTE O RECEIO DE FUGA.
A EQUIPE SOLICITOU APOIO ÀS DEMAIS VIATURAS E OUTROS POLICIAIS ADENTRARAM A ÁREA DE MATA. A CERCA DE 600 METROS DO LOCAL, DE ONDE OS INDIVÍDUOS ADENTRARAM A MATA.
O CB. BIELAK JUNTAMENTO COM O SD. AMARAL, VISUALIAZARAM DOIS SUSPEITOS ADENTRANDO UMA PLANTAÇÃO DE AVEIA, OS QUAIS TENTARAM SE ABAIXAR PARA SE HOMIZIAREM.
A EQUIPE GESTICULOU ENTÃO PARA OS DEMAIS POLICIAIS, SINALIZANDO A PRESENÇA DOS SUSPEITOS. NESSE MOMENTO, DE FORMA TÉCNICA FOI REALIZADA UMA PROGRESSÃO EM LINHA.
AO PERCEBEREM A APROXIMAÇÃO DAS EQUIPES OS INDIVÍDUOS SE LEVANTARAM COM ARMAS EM PUNHO, SENDO QUE APÓS OUVIREM DISPARO DE ARMA DE FOGO PARA REPELIR A INJUSTA E IMINENTE AGRESSÃO LETAL, TODOS OS POLICIAIS ENVOLVIDOS NA PROGRESSÃO, EFETURAM DISPAROS DE ARMA DE FOGO, ONDE OS SUSPEITOS FORAM ALVEJADOS, POSTERIORMENTE CAINDO AO SOLO E CESSANDO A INJUSTA AGRESSÃO.
COMO OS INDIVÍDUOS AINDA ESTAVAM COM VIDA, FORAM AFASTADAS AS ARMAS DE FOGO DE SUAS MÃOS, VISANDO GARANTIR A SEGURANÇA DAS EQUIPES. ALÉM DAS ARMAS DE FOGO, FOI ENCONTRADO DIVIDIDO EM DOIS MAÇOS SEPARADOS A QUANTIA QUE SOMADA RESULTOU EM R$ 11.640,00.
O LOCAL DO CONFRONTO ERA DE DIFÍCIL ACESSO, E NÃO HAVIA SINAL DE TELEFONIA CELULAR SENDO QUE OS POLICIAIS TIVERAM QUE RETORNAR ATÉ A VIATURA PARA SOLICITAR ACIONAMENTO DO SOCORRO MÉDICO.
UMA VEZ QUE ERA DE CONHECIMENTO QUE AINDA HAVIAM MAIS SUSPEITO NOS ARREDORES, PERMANECEU NO LOCAL O 2º TENENTE LOMBA E O SD FÁBIO E OS DEMAIS POLICIAIS CONTINUARAM AS DILIGÊNCIAS, VINDO A LOCALIZAR O OUTRO INDIVÍDUO.
TODOS OS POLICIAIS ARRISCARAM SUAS VIDAS EM DEFESA DA PROTEÇÃO DO ESTADO E DAS PESSOAS, DEVENDO SEREM APLAUDIDOS PELO SEU ATO DE BRAVURA E CORAGEM. OS POLICIAIS QUE PARTICIPARAM DA OCORRÊNCIASOLDADO FABIO RODRIGUES DOS SANTOS, CABO IGOR DANIEL BIELAK, SOLDADO GABRIEL AMARAL, 2º TENENTE MATHEUS HENRIQUE DE OLIVEIRA LOMBA e CABO MARCELO ZABOROSKI”.