Foram premiados nesta terça-feira (6/12) os alunos da rede estadual de ensino da região de Braço do Norte que mais se destacaram na criação de redações com o tema “Participação social no enfrentamento à corrupção: exercício da cidadania”. A ação faz parte do programa Transformação MP, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e foi idealizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Braço do Norte. Os diretores das escolas participantes e os representantes do Poder Legislativo dos cinco municípios da região também receberam a premiação.
Durante o mês de outubro, a Promotora de Justiça Luísa Niencheski Calviera realizou um ciclo de palestras em cinco escolas da rede pública, em Santa Rosa de Lima, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Ludgero e Braço do Norte, para incentivar os estudantes a acompanharem a atuação dos vereadores, convidando os representantes do Poder Legislativo para participarem igualmente da palestra. Os alunos aprenderam que o combate à corrupção começa na própria sala de aula, com ações práticas no dia a dia, e após isso participaram de um concurso de redações com base no que aprenderam nas palestras e nas experiências do cotidiano.
Os autores das três melhores redações de cada escola receberam uma medalha e um certificado. “Embora o projeto permita que apenas três candidatos sejam selecionados por escola para a premiação, ressalto o entusiasmo e esforço de todos os candidatos, que elaboraram redações muito bem escritas. Foi extremamente gratificante corrigir as redações e perceber que, para além do conteúdo explorado, são alunos que serão cidadãos/eleitores formadores de opiniões, renovando a esperança em um país mais justo e sem corrupção”, afirmou a Promotora de Justiça.
Das redações produzidas, boa parte delas mencionou a necessidade de leis mais eficazes, mais rigorosas e capazes de punir e responsabilizar os infratores por atos de corrupção. “Aos representantes do Poder Legislativo, que também participaram do projeto, fica aqui o agradecimento, como também o alerta para que, dentro das atividades legislativas, pensem e reflitam sobre como podemos melhorar o nosso município nessa questão. As escolas e o Poder Legislativo são parceiros fundamentais nesse processo”, completou Luísa.
Programa Transformação MP
O Transformação MP estimula e apoia as Promotorias de Justiça na elaboração e implementação de estratégias para ajudar a solucionar problemas locais. O programa é gerido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação e permite a padronização das metodologias e das ferramentas de controle e aferição dos resultados para que as mesmas estratégias possam ser replicadas em outras comarcas com problemas semelhantes.
(COM INFORMAÇÃO DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DO MPSC).