Com pavimentação precária, rodovias federais em Santa Catarina comprometem a economia e a segurança

Pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina, revela estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realizado entre agosto e setembro, pelo engenheiro Ricardo Saporiti. O levantamento  identifica pontos críticos em praticamente todos os 1,18 mil quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163 (integralmente), além do trecho da BR-470 entre Indaial e a divisa com o RS. No traçado entre Florianópolis e Lages da BR-282, principalmente até Alfredo Wagner, o principal entrave é a lentidão do tráfego, devido ao movimento intenso. Neste caso, a FIESC sugere a implantação de terceiras faixas, especialmente em subidas, e a retomada de estudos para a execução do traçado original da rodovia na Grande Florianópolis. O relatório foi apresentado em reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC nesta quinta (24).

“Tanto no âmbito federal quanto no estadual, 60% das nossas rodovias estão necessitando de restauração, por isso, precisamos urgentemente garantir recursos e um programa de manutenção preventiva e rotineira das rodovias e suas obras de arte especiais”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Rodovias em mau estado elevam o número de acidentes e aumentam o consumo de combustíveis, o custo de manutenção e o tempo das viagens; ou seja, trazem impactos sociais e econômicos”, alerta o empresário. “Por outro lado, o recurso investido na melhoria das condições das rodovias tem retorno com o incremento da atividade econômica, arrecadação de impostos e geração de empregos”, salienta.

O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.

O engenheiro Ricardo Saporiti tem realizado vistorias nas rodovias catarinenses desde 2011. Nesse período, ele percorreu 13.423 quilômetros. O número supera a malha rodoviária total de Santa Catarina, mas algumas rodovias foram visitadas mais do que uma vez.

Traçado original e ampliação de terceiras faixas na BR-282

Tráfego intenso, que eleva o risco de acidentes e o tempo de viagem é a principal dificuldade para quem transita pela BR-282, entre Florianópolis e Lages, principalmente no trecho de serra, até Alfredo Wagner. A solução apontada é a execução de mais trechos de terceira via. “Comparadas às obras de duplicação, as faixas adicionais são melhorias de baixo custo e menor impacto ambiental que aumentam a qualidade do serviço e a segurança em rodovias”, relata o levantamento, que confirma outro trabalho da FIESC a respeito do assunto – o documento “BR-282 Mais Segura e Mais Eficiente”, lançado em junho de 2021.

O relatório produzido em 2022, que é embasado em dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e estatísticas de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), concluiu como adequada a execução de terceiras faixas em 40,1 quilômetros no sentido Leste-Oeste e em 28,8 quilômetros no sentido oposto. O trabalho sugere ainda readequações e melhorias em interseções, relocações de sarjetas de drenagens e reforço da sinalização horizontal e vertical. Durante a realização da verificação in loco foi identificado início de obra de terceira faixa no km 50, entre Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado, a qual já se encontra concluída.

A rodovia tem seu ponto zero nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos e depois de seis quilômetros (que correspondem à Via Expressa) se sobrepõe à BR-101 em trecho de 9 quilômetros até Palhoça. A partir daí (km 15,5) até o acesso a Santo Amaro da Imperatriz (km 23,2) seu traçado é provisório, sobre uma antiga rodovia estadual e em região densamente urbanizada. A alternativa recomendada pela FIESC é a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos rodoviários executivos do traçado definitivo da BR-282, entre seus kms 6 e 24 (do trevo com a BR-101 e o Bairro São Francisco, em Santo Amaro da Imperatriz), numa extensão de aproximadamente 20 quilômetros, passando pelas localidades do Roçado, Forquilhinha, Brejarú, Pedra Branca e Calembra.

Defeitos na pavimentação são recorrentes

Nos demais segmentos percorridos pelo engenheiro Saporiti o problema mais recorrente é a deterioração da pavimentação. São relatados trincamento e desagregação do asfalto, buracos, afundamento e recalque da pista, trilhas de roda e mesmo remendo recente de capa já deteriorado. (COM INFORMAÇÕES).

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