Odilon Muncinelli e os 90 anos do Colégio São José

——-( Texto do advogado e historiador Odilon Municinelli)——
No último sábado, dia 05, o Colégio São José comemorou 90 anos de valiosa e profícua existência em favor da sua missão educacional em Porto União, Santa Catarina.
Este Colunista foi seu aluno nos anos 51 a 54, depois os seus filhos Gianfranco e Giorgio e os seus netos Enzo Luigi e Pietro, este ainda está lá. Em entrevista/depoimento (foto), este Colunista lembrou os professores Frei Libório (o Mestre do Latim e do Futebol), Frei Bertino (o Mestre do Francês e do Xadrez), Frei Canísio (o Mestre Diretor) Frei Cassiano (o Mestre da Matemática), Frei Pacomio (o Mestre do Inglês e do Canto Orfeônico) e Estevan Juk (o Mestre do Português), com quem aprendi as linhas básicas e fundamentais. Lembro ainda neste momento os professores Frei Bosco (o Diretor do Juvenato), Padre Waldomiro Haneiko, Werno Kroetz, Aniz Domingos, Clementino Dezordi e Hilário André Dezordi.
O então Ginásio São José nasceu em 1932, como a Escola Paroquial São José de Porto União e iniciou suas atividades com 47 alunos. São noventa anos de muitas histórias para contar!
Não tem como não se encher de saudade e lembranças quem por ele passou! Nota: O Frei Libório é o Patrono de uma Cadeira na Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). O Frei Bertino dá nome a um Torneio de Xadrez.

Comentar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *