Duas decisões importantes hoje (sábado) e amanhã (domingo) em Santa Catarina
Duas decisões políticas importantes no cenário das eleições 2018 deverão ser encaminhadas neste fim de semana em Santa Catarina. A maior incógnita destas eleições no Estado deve ser resolvida hoje, sábado (28), e poderá esclarecer o cenário para as urnas em outubro.
Apoiando o projeto do PSD de Gelson Merisio desde 2017, o deputado federal Esperidião Amin (PP) confirmou ontem, sexta-feira (27) que deverá ser candidato ao governo do Estado pela quinta vez. A decisão final sairá neste sábado, em Florianópolis, com a votação na convenção progressista.
Amanhã, domingo (29), é a vez do PSDB realizar a convenção do partido, em Joinville. Na tarde de sexta, os tucanos reafirmaram que irão lançar o senador Paulo Bauer como candidato ao governo.
Com a decisão de ter candidatura própria e romper com o PSD, o PP de Amin buscou ainda atrair outras siglas. Durante ontem, sexta-feira, o PP fechou com o DEM, que também já estava coligado com o PV, e deverá ter João Paulo Kleinubing como vice de Amin. Houve ainda conversas dos progressistas com o PSDB, que não avançaram. O PSD, que tem mais 10 siglas aliadas ao projeto, trabalha ainda para atrair o PSL.
O segundo fim de semana de convenções terá eventos de somente dois partidos (PP e PSDB), mas é o que resguarda as maiores expectativas no cenário eleitoral. Isso por que as siglas que deixaram para realizar suas convenções nos últimos dias permitidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no início de agosto, já estão com projetos praticamente encaminhados.
É o caso do MDB, que deverá confirmar Mauro Mariani ao governo em 4 de agosto. No mesmo dia o PSOL encaminhará Leonel Camasão ao Governo com apoio do PCB, e o DEM deverá confirmar se coligará com o PP ou não.
No domingo, 5 de agosto, o PT deve oficializar Décio Lima ao governo. O PR do deputado federal Jorginho Mello também conversa com MDB para uma possível coligação, mas até então tem Jorginho como pré-candidato ao governo.
Após as primeiras convenções, Santa Catarina contabilizava 253 candidatos oficializados por 13 partidos. Dos primeiros eventos, saíram três concorrentes oficiais ao governo: Gelson Merisio (PSD), Ingrid Assis Leitemberg (PSTU) e Rogério Portanova (Rede).
Gelson Merisio (PSD); Ingrid Assis Leitemberg (PSTU); e Rogério Portanova (Rede) já estão definidos. (Com informações do jornal Notícias do Dia)