Eleitores de Canoinhas vão votar para prefeito, governador e presidente da República
Enquanto eleitores de toda Santa Catarina voltam às urnas no próximo domingo (30) para escolher presidente e governador, os moradores de Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, vão digitar alguns números a mais durante a votação.
É que, além do segundo turno das eleições gerais, o município também vai ter as chamadas eleições suplementares, realizadas para escolher um novo prefeito e vice para a cidade.
Isso acontece porque tanto o ex-prefeito Beto Passos quanto o vice-prefeito Renato Pike, eleitos em 2020, foram presos em março deste ano, na Operação Et Pater Filium, que investiga crimes contra a administração pública.
Diante da prisão, o prefeito renunciou ao cargo poucos dias depois. Já o vice-prefeito teve o mandato extinto cerca de três meses após a prisão por um decreto aprovado pela Câmara de Vereadores. Como os dois cargos ficaram vagos, há a necessidade de uma nova eleição.
Canoinhas tem quatro chapas concorrendo ao governo municipal. Veja quem são os candidatos:
COLIGAÇÃO FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT/PCDO/PV)
Prefeito Andrey Juliano Watzko (PT): nasceu em Canoinhas, tem 43 anos, é casado e advogado. Não se candidatou em outras eleições.
Vice-prefeito João Altanir Grein (PT): nasceu em Canoinhas, tem 57 anos, é casado e agricultor. Foi eleito vereador em 2008 e 2012 e se candidatou ao Legislativo também em 2016.
COLIGAÇÃO COMPROMISSO E RESPEITO POR CANOINHAS
Prefeita Juliana Maciel (PSDB): nasceu em Canoinhas, tem 29 anos, é casada e advogada. Foi eleita vereadora em 2020.
Vice-prefeito Marcos Homer (Podemos): nasceu em Canoinhas, tem 36 anos, é casado e professor de ensino médio. Foi eleito vereador em 2020 e se candidatou ao Legislativo também em 2016.
COLIGAÇÃO CANOINHAS RESSPONSABILIDADE E TRABALHO
Prefeito Willian Godoy (PSD): nasceu em Canoinhas, tem 27 anos, é solteiro e tem ensino superior completo. Foi eleito vereador em 2020 e ocupa a vaga de prefeito após a vacância do cargo. Também foi candidato ao Legislativo em 2016.
Vice-prefeito Coronel Mário (PL): nasceu em Canoinhas, tem 58 anos, é casado e policial militar. Foi eleito vereador em 2016 e também se candidatou ao Legislativo em 2020.
Coronel da reserva da Polícia Militar, Mário Erzinger, ainda no posto de capitão, foi comandante da Unidade da PMSC sediada em Porto União, tendo realizado com sucesso diversos projetos, principalmente do Proerd.
COLIGAÇÃO RECONSTRUÇÃO E CONFIANÇA
Prefeito Wilson Pereira (MDB): nasceu em Canoinhas, tem 50 anos, é casado e empresário. Foi eleito vereador em 2004 e 2008 e vice-prefeito em 2012. Também disputou a vice-prefeitura em 2016.
Vice-prefeito Ivan Krauss (PP): nasceu em Blumenau, tem 44 anos, é casado e advogado. Foi candidato a prefeito em 2020.
Canoinhas, com mais de 42 mil eleitores, é uma das oito cidades de todo o Brasil com eleições suplementares. A ordem de votação na urna, nesse caso, será governador, presidente e prefeito.
(Com informações do ND+).