BR-280: Passados mais de 35 anos, Irineópolis não esqueceu da grande obra de Esperidião Amin

São poucos os que conhecem como o asfaltamento da BR-280, trecho Canoinhas/Irineópolis/Porto União, foi concretizado.

Trecho da BR-116 até a cidade de Canoinhas foi festivamente inaugurado na gestão do governador Jorge Konder Bornhausen, elevado ao cargo através de processo eleitoral indireto, sem a participação do voto popular.

Mas e o trecho Canoinhas/Irineópolis/Porto União?

Só foi concretizado graças à movimentação das lideranças de todos os setores da sociedade, principalmente de Porto União e Irineópolis.

E numa grande reunião realizada no Clube Concórdia, após veementes apelos, o então secretário dos Transportes Esperidião Amin decidiu que o Governo do Estado assumiria imediatamente o asfaltamento do trecho, mas com algumas mudanças, entre as quais a utilização do mesmo traçado, obras de arte, estreitamento da pista, redução do acostamento e a supressão do trecho do Pintado até à BR-153, na região do Jangada.

O Governo do Estado contratou duas empresas: uma para o trecho Canoinhas/Irineópolis/Rio Timbó e outra para o trecho Rio Timbó/Porto União.

A empresa responsável do segundo trecho acabou abandonando a obra, mas a do primeiro assumiu.

Amin, em 1982 foi candidato a governador: o primeiro eleito num pleito com o voto popular após a abertura do regime militar.

Não foi uma eleição fácil, porque venceu seu adversário do MDB, Jaison Barreto, com menos de 15 mil votos.

E, curiosamente, apesar da importância da obra em andamento, aqui em Porto União, teve menos votos que seu adversário.

Mas assumiu em 1983 e determinou a agilização da execução do importante projeto, apesar daquela grande enchente que castigou Santa Catarina.

Algumas obras, lamentavelmente, como duas pistas no acesso da região do Portal até a ligação com a Avenida Edmundo Arrabar (Santa Rosa), por falta de interesse do prefeito, deixaram de ser construídas, inclusive uma pista exclusiva de acesso ao quartel do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.

As áreas atualmente ocupadas por residências e empresas estavam livres na época e a construção das duas pistas era plenamente viável.

UM RESUMO DA EXECUÇÃO DA GRANDE OBRA

Foi, indiscutivelmente, a maior obra de infraestrutura realizada na região pelo Governo do Estado. E foi inaugurada em 1986 por Amin e pelo prefeito Ilário Sander, em ato realizado na frente do 5º BE, com a presença de mais de 800 pessoas.

No Site apenas um pequeno resumo da realização da obra, que teve a rigorosa fiscalização do extinto DER (Departamento de Estradas de Rodagem), comandado na região pelo engenheiro Roberto Domit de Oliveira.

O RECONHECIMENTO DE IRINEÓPOLIS

Irineópolis, agora no pleito de 2 de outubro, através da maioria de seus eleitores, passados mais de 35 anos, reconheceu a obra rodoviária estruturante que integrou a região ao Estado de Santa Catarina.

AGORA A LUTA PELO ACESSO À BR-153

Quase 40 anos passados, ninguém imaginava que a rodovia acabaria se transformando num verdadeiro corredor de ligação das regiões de parte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná com os modernos Portos que seriam implantados em Santa Catarina.

Agora, mais do que nunca, a importância do asfaltamento da ligação da BR-280 à 153, porque razões destacadas neste Site em diversas oportunidades e em jornais impressos.

Com exceção das ações do prefeito, é claramente sentida a presença nessa luta (como escreve com frequência o colega Antônio Godói) de outros setores da comunidade, notadamente dos representantes do povo no legislativo municipal.

OUTRAS RODOVIAS – SC E PR

Vou voltar ao assunto relacionado à construção de todas as nossas rodovias na região, não somente de Santa Catarina, mas também do Paraná.

 

 

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *