Breyer Produtos de Abelhas de União da Vitória recebe ‘Selo de Denominação de Origem do Melato de Bracatinga’

No próximo dia 20 do mês em curso (quinta-feira), às 16 horas, em ato que será realizado na sede da empresa,  na rodovia prefeito Afonso Nadolny (estrada de Cruz Machado, a menos de 800 metros do trevo com a BR-153), Breyer Produtos de Abelhas, de União da Vitória, vai receber oficialmente o ‘Selo de Denominação de Origem de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro’.

Uma conquista que marca a importância de uma empresa que há décadas, desde os primeiros passos no segmento da apicultura dados pelo saudoso professor e apicultor Ernesto Breyer, vem há décadas se destacando nos cenário nacional e até internacional.

É também resultado do dedicado e intenso trabalho dos filhos e netos do saudoso professor Breyer, hoje consolidada numa empresa que por ser referência em segmento tão importante em todo o país e até no exterior, orgulha a região do Vale do Iguaçu.

O QUE É O MEL DE MELATO DE BRACATINGA

O Mel de Melato da Bracatinga é relativamente mais escuro e é a aposta mais recente dos pesquisadores que estudam antioxidantes naturais na UFSC. Ele é fabricado pelas abelhas a partir da coleta de um líquido adocicado (melato) produzido por outros insetos: as cochonilhas. Estes insetos se alimentam da seiva da árvore Bracatinga, uma espécie nativa do Brasil amplamente distribuída na região Sul. Daí o nome deste tipo de mel!

A cada dois anos estas árvores são infestadas por cochonilhas. Esta periodicidade se dá pelo ciclo de vida destes insetos: no primeiro semestre dos anos pares eles formam longos fios brancos por onde o melato é excretado. O melato produzido por estes insetos fica depositado nas partes externas da planta de onde as abelhas Apis mellifera o coleta e utiliza como matéria-prima para a produção do mel.

A cada dois anos, as cochonilhas entram em cisto, produzindo estes fios brancos de onde as abelhas extraem o melato. Foto: Saulo Poffo/Divulgação Epagri-SC

Produzido no Sul do Brasil, recentemente ganhou destaque nas notícias do mundo apícola. Isso se deu por conta do registro que o produto recebeu de Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro.

Esta certificação (IG) é concedida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e atesta que determinado produto possui certas características somente quando é produzido de uma forma singular, ou porque possui notoriedade na produção. Já a classificação DO parte do pressuposto de que as características geográficas da região onde o produto é produzido determinam a singularidade do mesmo. A certificação abrange uma área de 134 municípios (107 de Santa Catarina, 12 do Paraná  (inclusive União da Vitória) e 15 do Rio Grande do Sul).

DIFERENCIAL DO MEL DE MELATO

Segundo estudos, o mel em questão possui características diferentes quando comparado aos méis florais e de melato de outras origens. Isto porque em sua composição são encontradas enzimas das glândulas salivares e intestino das cochonilhas, o que provavelmente confere a coloração escura e outras características únicas.

Além disso, outra característica do mel de melato da Bracatinga é que por possuir menores quantidades de frutose e glicose, ele não cristaliza como o mel floral.

(Com informações).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *