PDT de Ciro Gomes anunciou apoio à candidatura de Lula à Presidência da República
O PDT, partido que teve o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à Presidência da República nestas eleições, anunciou, nesta terça-feira (4), apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno. A decisão foi tomada em reunião em formato híbrido entre dirigentes da sigla.
Esse é o primeiro apoio de partido que Lula recebe no segundo turno. Ontem, o ex-ministro Roberto Freire, presidente do Cidadania, declarou apoio ao petista. A federação PSDB-Cidadania, que apoiou a senadora Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, ainda não decidiu qual caminho adotará.
Em entrevista à imprensa após a reunião, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, ressaltou que a decisão de apoiar Lula foi unânime e que Ciro Gomes “endossa integralmente” a posição do partido. “O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil, e já declarou apoio ao partido”, disse.
“Derrotar Bolsonaro é uma causa nacional, uma causa da pátria, uma causa dos democratas”, afirmou Ciro. “Bolsonaro, na nossa opinião, representa o atraso do atraso do atraso desse país, um aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, um homem da falsa fé cristão”.