Quase concluída a nova ponte que liga o Brasil ao Paraguai
Faltam menos de 17 metros para a conclusão da obra da segunda ponte que ligará Brasil e Paraguai. A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco.
A previsão é a obra ser concluída até o fim do ano. Porém, a abertura para a passagem dos veículos poderá demorar mais tempo. Isso porque o acesso do lado paraguaio ainda não está pronto.
Além disso, estruturas como a da aduana – onde devem ficar os fiscais e agentes de controle da fronteira – ainda não começaram.
Faltando poucos metros para conclusão da obra, lado paraguaio ainda não concluiu acesso asfáltico — Foto: Marcos Landim/RPC foz do Iguaçu
A licitação para a aduana, por exemplo, saiu nos últimos dias e a empresa vendedora tem até um ano para concluir o projeto.
O engenheiro responsável pelas obras complementares no Paraguai, Hugo Arce, disse à RPC que o trânsito não será liberado assim que a ponte ficar pronta. A justificativa dele é haver diferença no cronograma de obras fundamentais numa ligação internacional.
“Basicamente há uma pequena defasagem na combinação dessas obras civis que vão permitir a união. Também não podemos esquecer que temos que executar as obras civis dentro da ANP, a Administração Nacional de Porto (entidade do Paraguai), onde os veículos vão fazer todos os trâmites aduaneiros,” explicou o engenheiro.
De acordo com o coordenador da obra no lado paraguaio, as equipes estão finalizando as aduelas, estruturas pré-fabricadas de aço.
Faltando poucos metros para conclusão da obra, lado paraguaio ainda não concluiu acesso asfáltico — Foto: Marcos Landim/RPC Foz do Iguaçu.
Faltando poucos metros para conclusão da obra, lado paraguaio ainda não concluiu acesso asfáltico — Foto: Marcos Landim/RPC Foz do Iguaçu.
Em outro ponto da rua é possível ver as obras da nova rodovia que irá ligar a ponte às rotas importantes da região. Por enquanto, só o trabalho de terraplanagem começou.
“São dois contratos que nós chamamos de lotes rurais. É uma rodovia nova de aproximadamente 30 quilômetros. É ela que vai unir a ponte da integração à rede viária paraguaia,” afirmou o engenheiro Hugo Arce.
Obra nova ponte Brasil-Paraguai — Foto: Marcos Landim/RPC Foz do Iguaçu.
ESTRUTURA DA PONTE
A ponte será do tipo estaiado, com 760 metros de comprimento. Na parte central, terá duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista será simples, com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.
Serão necessários cerca de 550 quilômetros de cabos de aço para fazer a sustentação da ponte, quilometragem que é a distância entre Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Os cabos de aço são colocados dentro de estais, estruturas de sustentação que se estendem pela ponte.
Os trabalhos começaram em 2019. Os dois pilares principais da ponte estão nas margens do rio, facilitando a navegação.
Por dia, passam cerca de 30 cordoalhas (cabos menores que revestem os cabos de sustentação) do chão para o alto da obra.
Quando for finalizada, a obra terá um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.
(G1/PR).