Renato Stasiak apoia Suelen Geremia (MDB) e Eliseu Mibach Vicente Caropreso (PSDB)
Pela renovação e para fazer a diferença, o ex-prefeito Renato Stasiak (MDB) assumiu oficialmente seu apoio a candidata Suelen Geremia à Assembleia Legislativa de Santa Catarina no pleito de 02 de outubro.
Já o ex-vice e atual prefeito Eliseu Mibach (MDB) assumiu a reeleição do deputado estadual Vicente Caropreso, como reconhecimento pelas atenções que o parlamentar vem dando à sua administração.
Stasiak e Mibach tem uma ‘fantástica’ história na vida pública em Porto União, com lances que para relatar depende de muito espaço. E os internautas não gostam muito de textos longos.
Os dois já estiveram juntos de 2001 a 2004 no comando da Prefeitura, com Eliseu prefeito e Renato vice.
Em 2004 Renato foi eleito, reeleito em 2008 e responsável pela ascensão de Anízio de Souza (então do PT) em 2012.
E nesses três pleitos – 04, 08 e 12 – Eliseu teve três derrotas, só retornando em 2016 e, em 2020, derrotando seu então vice de 2001/2004.
Reeleito em 2020, Eliseu parece que não conta com um nome capaz de empatar desde 2004 até 2012 com Renato, que elegeu seu sucessor.
Diante desse quadro da vida pública dos dois, parece que o pleito de 02 outubro pode ser uma prévia para sentir quem está com mais poder de ‘fogo’ junto ao eleitorado.
A votação de Suelen Geremia e de Vicente Caropreso pode ser uma prévia da avaliação dos dois líderes de Porto União junto ao eleitorado…
Vamos aguardar. Ambos contam com prestígio inegável junto à comunidade.
Eliseu começou como vice de Alexandre Puzyna (saudosa memória) pelo PMDB (agora MDB), mas foi acolhido pelo PSDB, que é seu partido atual e mesmo integrando o ‘ninho tucano’, é o coordenador da reeleição do governador Carlos Moisés do Republicanos, com um de seus principais aliados de partido, Dalírio Beber (PSDB), como vice na chapa do senador Esperidião Amin (PP), que é candidato a governador.
É possível, considerando que, embora estejam separados por circunstâncias que, repito, deixo de relatar, ambos são o resultado de um longo período iniciado pelo PMDB em 1992 no comando do município.
E pode ocorrer, como em 1972 e em 1988, quando ciclos da permanência de grupos no poder por longos períodos, com candidatos ao comando do município sendo de certa forma ‘sumariamente’ substituídos pela vontade dos eleitores.
Em Porto União, o médico/deputado Fernando Caropreso tem sua campanha à reeleição coordenada pelo próprio prefeito Eliseu e Suelem Geremia por Francisco Ferreira.
Na “briga” Renato e Eliseu, vamos ver qual dos dois dará aos seus candidatos à Alesc mais votos…