O eleitor de nossa região precisa usar seu voto para o bem de todos e escolhendo candidatos que conhecem nossa realidade
Nos últimos meses, acompanhamos pela mídia uma verdadeira ‘guerra’ pela conquista do
seu voto. Ao longo desse período, você certamente teve a oportunidade de comparar
propostas apresentadas.
Na reta final de uma campanha, espera-se que o eleitor já saiba em quem votar. No Brasil, temos mais de 156 milhões eleitores aptos a votar, mas dados de pesquisa do IBOPE, revelam que 5% desses eleitores têm a intenção de votar nulo e outros 5% ainda estão indecisos. Os dados estão lançados. Os candidatos agora têm pouco tempo para conquistar o voto dos indecisos e dos que pretendem anular o voto.
É provável que muitos eleitores ainda estejam desmotivados por não acreditarem mais nas falsas promessas nem nas propostas dos candidatos. Alguns desses eleitores certamente irão às urnas apenas pela obrigatoriedade do voto. Isso é bastante preocupante, pois sabemos o quanto custou resgatar o direito ao voto depois de tantos anos de tirania vividos no período ditatorial.
É verdade que os candidatos precisam rever suas propostas, suas posturas e seus
valores. Essa falta de motivação do eleitor deveria servir de alerta. Contudo, embora sejamos obrigados a reconhecer que a conduta de alguns dos nossos representantes desestimula o eleitor, entendemos que é preciso votar. Não podemos pensar que todos os candidatos são iguais. É preciso saber escolher e isso exige consciência política.
O eleitor consciente é aquele que conhece a história dos candidatos e dos partidos,
analisa as propostas, não vende seu voto e reconhece o seu direito de votar. Ele sabe que ser cidadão implica participar ativamente e refletir sobre as ações e atitudes dos seus
representantes. Entende que votar é um meio de participar, influir e assumir responsabilidade na vida política do país. Sabe que não basta votar, pois compreende ser preciso votar conscientemente, estando seguro de que o seu candidato será o melhor para o progresso de nosso país e dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
Somos 8.400 milhões no Paraná e 5.400 milhões em Santa Catarina – mais de 41 mil em União da Vitória e mais de 25 mil em Porto União.
Por isso, cada um de nós precisa assumir seu voto como instrumento de luta pela consolidação dos princípios democráticos. Sendo assim, eleitor, fica aqui o nosso apelo: no próximo dia 2 de outubro, não vote em branco nem anule o seu voto. É hora de votar. Vote consciente. Escolha candidatos que sejam dignos do seu voto. Eleja representantes, cujas propostas reflitam o seu compromisso com os anseios da nossa população, com uma postura ética para a política, com raízes com nossas cidades e região e que já vem trabalhando por nós.