Confirmada para 30 de outubro a eleição complementar de Canoinhas
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reviu a decisão sobre a suspensão das eleições suplementares em Canoinhas e autorizou que o pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade do Planalto Norte de Santa Catarina seja realizado no dia 30 de outubro.
As eleições haviam sido suspensas em agosto, depois que o TSE acatou um pedido de liminar do PSB. O partido argumentava que a data, que é a mesma de um eventual segundo turno nas eleições gerais, violaria a capacidade eleitoral das pessoas interessadas em se candidatar tanto nas eleições gerais quanto nas suplementares.
Na segunda-feira (12), porém, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, enviou ofício ao TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), autorizando a realização do pleito na data anteriormente estipulada, 30 de outubro.
As eleições suplementares em Canoinhas são necessárias por causa da renúncia do ex-prefeito Beto Passos (PSD) e da extinção do mandato do vice-prefeito Renato Pike (sem partido), ambos presos em março deste ano, na Operação Et Pater Filium.
A operação tinha o objetivo de investigar crimes de organização criminosa, peculato, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de prestação de serviço nas áreas de educação e infraestrutura.
Beto Passos renunciou ao cargo poucos dias depois de ser preso, alegando “problemas pessoais”. Com a renúncia, o sucessor legal seria Renato Pike. Porém, com o vice também preso, quem ficou à frente da prefeitura foi o então presidente da Câmara de Vereadores Willian Godoy.
Já em junho, cerca de três meses após a prisão, o Legislativo aprovou um decreto que extinguiu o mandato do vice-prefeito. Dessa forma, a Justiça Eleitoral foi comunicada sobre a vacância dos cargos e o TRE marcou a data para as novas eleições. (ND+).