Morreu a Rainha Elizabeth, chefe de Estado do Reino Unido: Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras monarquias

A BBC News, veículo oficial de comunicação do governo britânico, confirmou a morte da rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e demais monarquias que compõem a Comunidade Britânica. Elizabeth foi a rainha com maior reinado na história da Inglaterra, exercendo a função desde 1953. Com a sua morte, a coroa passa ao seu filho mais velho, Charles, até então príncipe de Gales.

Além de ter seu reinado marcado pela longa duração, Elizabeth foi a última monarca do Império Britânico. Com mais de 33 milhões de km² em seu auge, o império britânico foi o maior da história, com colônias espalhadas no Caribe, África, Ásia e enclaves em pontos estratégicos para o comércio no mar Mediterrâneo. O império chegou, em 1913, a possuir territórios em todos os fuso-horários no mundo, dando origem à máxima “o sol nunca se põe no Império Britânico”.

Elizabeth II foi coroada em um momento em que o império ainda contava com grande parte de suas colônias. O elevado custo para manutenção de territórios, que em grande parte desejavam independência, e as dívidas deixadas pelas duas guerras mundiais obrigaram a coroa e o parlamento britânico a abrir mão de suas colônias, em um processo que durou as últimas décadas do século XX.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *