Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ressalta qualidades de Santin Roveda para o futuro do Paraná
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), disse nesta sexta-feira, 2, que o ex-prefeito Santin Roveda (União Brasil) faz parte de uma nova geração de gestores públicos paranaenses que vão formular as políticas aos desafios enfrentados pelas cidades brasileiras. “É um quadro político expressivo do sul do Paraná, articulou a construção da ponte de União da Vitória e é um pensador do futuro do Paraná”, disse Greca que recebeu Roveda no seu gabinete no Palácio 29 de Março.
“A geração de vocês depois da minha e da do Jaime (Lerner) vai ter que seguir adiante porque você gosta do Paraná”, completou Greca ao comentar o livro de Santin Roveda, o Compromisso de Inovar, que tem o prefácio assinado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.
Greca leu uma das máximas de Lerner – “a cidade é o refúgio da solidariedade “ e disse que a letra urbanista “ainda estava boa”. “Nós fizemos um monumento dele na porta da Ópera de Arame”. O ex-governador e ex-prefeito de Curitiba faleceu em maio de 2021 aos 84 anos.
“Eu aceito” – “Talvez a última coisa que ele escreveu”, disse Greca que perguntou a Roveda se ele gostou do monumento. “Inclusive, ia fazer lá o lançamento do livro, mas ficamos com receio da chuva. O monumento é lindo, espetacular”, disse o ex-prefeito de União da Vitória, candidato a deputado federal, número 4400 na urna eletrônica nas eleições de 2 de outubro;
“Eu aceito”, brincou Greca ao dizer que aprova a candidatura de Santin Roveda. “Curitiba é exemplo e referência de vários projetos de ponta para outras cidades. Além da mobilidade urbana, tem o Vale do Pinhão, um projeto de inovação, e o programa de segurança alimentar que inclui armazéns da família, os restaurantes populares, as hortas comunitárias e a fazenda urbana”.
O livro que Greca comentou traz as experiências e projetos de Santin Roveda à frente da prefeitura de União da Vitória entre 2017 e 2020. Uma das ações de Santin foi convidar Lerner, que aceitou, para ajudá-lo na construção do novo plano diretor da cidade polo do sul do Paraná.