Professora Leni Trentin Gaspari empossada no Centro de Letras do Paraná

30 de agosto de 2022 vai ficar marcado na história de  União da Vitória/Porto União e toda a região do Vale do Iguaçu como um dos mais importantes dias da história no segmento da cultura literária nesta segunda década do século 2021.

POSSE DA PROFESSORA LENI TRENTIN GASPARI NO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ.

O Centro de Letras do Paraná (CLP) é uma instituição cultural com sede na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. O CLP visa contribuir para o desenvolvimento e a promoção da literatura e dos escritores paranaenses.

HISTÓRIA DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ

O Centro de Letras do Paraná foi criado em 19 de dezembro de 1912 numa das salas do jornal “Diário da Tarde” por um grupo de 65 intelectuais liderados por uma Euclides Bandeira e Emiliano Perneta. É uma das primeiras primeiras instituições literárias do Estado do Paraná.

É, portanto, uma Instituição integrada por escritores de todo o Estado Paraná. E a ascensão da profesora Leni Trentin Gaspari a esse seleto grupo de escritores é, sem a menor dúvida, motivo de grande orgulho para todos os parananenses e catarinenses do Vale Região do Iguaçu, já que ela é membro dedicada da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI).

Autora de várias obras, uma das quais levou minha única e amada neta, a descobrir o pendor pelo zeloso trabalho de uma doula, além de várias outras, todas com fundamentos de grande significado.

Ex-professora, vice-diretora e diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), agora Campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a ascensão da professora Leni Trentin Gaspari no Centro de Letras do Paraná é mais uma inegável constatação de que as cidades irmãs  de União da Vitória/Porto União e a região, contam com raízes culturais notáveis, exatamente como me disse uma vez uma das personalidades mais importantes da vida pública:  “Centro-Sul e Sul são o berço da civilização humana  e da cultura de nosso Estado”.

Joaquim Osório Ribas, acompanhado pela esposa, esteve presente à cerimônia. Professor Joaquim é membro da ALVI, de cuja instituição é foi um dos fundadores ex-professor de diretor da FAFI.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *