Governador Ratinho Júnior critica ‘velha política’ e Requião apela para a nostalgia
A propaganda eleitoral gratuita começou na última sexta-feira, com os principais candidatos ao governo do Paraná investindo em estratégias distintas para tentar conquistar a atenção do eleitorado. O governador e candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD) aproveitou o espaço farto que tem no programa de rádio e televisão para exaltar os feitos de sua administração e criticar o que chama de “velha política”. O ex-governador e candidato do PT, Roberto Requião, usou seu tempo para lembrar as realizações de suas gestões anteriores e colar na imagem do ex-presidente e agora companheiro de partido, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Já o candidato do PDT, o ex-deputado federal Ricardo Gomyde, se apresenta como o fator “novo” da campanha, criticando tanto Ratinho Jr, a quem atribui uma suposta “paralisia” administrativa, e a Requião, a quem acusa representar uma volta ao passado.
Ratinho Jr começou seu primeiro programa exibindo o slogam “a mudança não pára, pra frente Paraná”, falando em “inovação” e dizendo que “pra frente é o caminho do Paraná”. O governador defende ainda “continuar as mudanças que começamos”, cita a redução do número de secretarias do Estado e “o fim da aposentadoria de ex-governador”, que teria “deixado muita gente nervosa”.
Ele destaca ainda que seu governo iniciou a obra da engorda da orla de Matinhos (Litoral) “que a velha política prometeu e não fez”. “Fizemos em quatro anos o que a velha política não fem em 30” e diz também que “acabou o coronelismo no Paraná”. “Não permitiremos que o ódio e a mentira tomem conta do Paraná”, finaliza Ratinho Jr.
Requião abriu seu programa exibindo um quadro em que um garoto deseja “um goberno de verdade”. O candidato do PT afirma que “não há governo no Paraná” e “também não temos um presidente”, dizendo que pretende ajudar a eleger Lula.
Em seguida, afirma que quando foi prefeito de Curitiba, “baixou o preço da passagem de ônibus”, e como governador, “duplicou rodovias” e diminuiu impostos.
A campanha então exibiu um vídeo de Lula dizendo que “Requião já fez, Requião vai fazer de novo”.
No pouco tempo que tem, a candidata do PSOL, professora Ângela Machado, se apresenta como “anticapitalista” e oposição a Ratinho Jr e Bolsonaro.
Ricardo Gomyde se apresenta como “o Paraná que olha pra frente”, em contraposição ao que chama de “paralisia” de hoje e de ontem. (BEM PARANÁ).