Ministério Público do Paraná homenageia ex-governador Paulo Cruz Pimentel
(Durante seu mandato como governador do Paraná de 1966 a 1971, Paulo Pimentel foi fundamental para a implantação de obras estruturantes em União da Vitória, como o início da implantação da extinta Telepar, a construção da Usina de Salto Grande do Iguaçu – que foi absorvida pela Usina de Foz do Areia -, construção do Núcleo Social ‘Odete Conti’ e, a mais importante, o asfaltamento do trecho da BR-476 que liga União da Vitória e São Mateus do Sul, obra inaugurada por seu sucessor Pedro Viriato Parigot de Souza).
O Ministério Público do Paraná homenageou o ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, com a entrega da “Medalha da Ordem do Mérito”, durante a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça realizada nesta sexta-feira, 26 de agosto. A solenidade ocorreu no Plenário da sede da instituição, em Curitiba, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo ex-governador, “com notável zelo, integridade, dedicação e competência”. O evento contou com a presença de membros e servidores, além de familiares do homenageado.
“Paulo Pimentel é muito merecedor desta honraria que hoje lhe é conferida pelo Ministério Público do Paraná, principalmente por sua destacada coragem política para, como governador do Estado, lutar intransigentemente pelo fortalecimento e estruturação normativa do MPPR, consolidando a instituição como legítima defensora do regime democrático e dos direitos da população. Assim, homenageamos hoje, com muito orgulho, honra e gratidão, sua trajetória exemplarmente edificada com consagrada competência e aguerrida responsabilidade ética, política e social”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.
Na ocasião, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, destacou a contribuição de Paulo Pimentel para a valorização da atuação dos membros do Ministério Público, lembrando que o homenageado foi o último governador eleito pelo sufrágio universal no estado do Paraná antes da instalação do Regime Militar. “Como governador do estado, Paulo Pimentel prestigiou muito o Ministério Público do Paraná, conferindo à nossa instituição um estatuto grandioso, por meio da Lei 5.849 de 25 de setembro de 1968. Foi com a contribuição do homenageado que passamos a contar com uma legislação que permitiu aos membros conquistar a indispensável simetria com a magistratura e o disciplinamento de direitos, deveres e garantias de seus integrantes. Foi esse estatuto que assegurou ainda a inamovibilidade do Ministério Público no exercício de suas caras funções na defesa da sociedade”, disse Mauro Rocha.
Paulo Pimentel fez um agradecimento emocionado aos presentes na homenagem. Em seu discurso, falou sobre seu amor ao Direito, curso no qual se formou pela USP, em 1952, e relatou sua trajetória até chegar à vida política e se tornar governador do Paraná. Enfatizou as conquistas alcançadas pelo Ministério Público durante sua gestão no governo, assim como sua luta para a promulgação da Constituição Federal de 1988. “É muito para um homem da minha idade (94 anos) receber uma homenagem como esta. Me emociono ao contar a minha história e estou muito feliz com os sorrisos e abraços que recebi hoje. Vocês não imaginam o bem que me fizeram.”
Gilberto Giacoia também ressaltou que “a solenidade, para além de emocionar o ex-governador, tocou a todos profundamente, em especial pela conexão por ele feita da resistência que teve a atos institucionais durante o governo militar que atentavam contra a Constituição, que reputa reduto da cidadania e confere relevância ao Ministério Público, cuja missão precípua é a defesa da ordem constitucional. Demonstrando notável lucidez e memória aos 94 anos, protagonizou um momento que ficará marcado de forma muito destacada na história do MPPR”.
Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, e o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Pimentel Slaviero, netos do homenageado. (Assessoria do MPPR).