Os 7 candidatos de União da Vitória à Assembleia e à Câmara Federal
Na foto, Santin Roveda, Hussein Bakri e Guto Silva, que acaba de desistir de concorrer ao Senado e assumiu a coordenação geral da campanha à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
As opções dos mais de 40 mil eleitores de União da Vitória e à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa.
Salvo algum equívoco do autor do Site, os mais de 40 mil eleitores de União da Vitória, no pleito de 02 de outubro próximo, para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, terão 7 candidatos: 2 para Federal e 5 para estadual.
Os 7 nomes estão na lista do Superior Tribunal Federal (STF) para julgamento, mas, a partir desta terça-feira (16), estão liberados para sair às ruas divulgar suas propostas como pretendentes de uma das 54 cadeiras da ALEP e 30 da Câmara Federal.
Dos 7, dois nomes levam a vantagem porque contam com um currículo com mais destaque na vida pública: Santin Roveda (candidato a deputado federal pelo União Brasil) e Hussein Bakri (candidato a deputado estadual pelo PSD).
A médica-veterinária Sigley Narcizo, junto com Santin Roveda, vai disputar os votos do eleitorado para conquistar uma das 513 cadeiras da Câmara Federal. Sigley foi candidata a deputada estadual em 2018 e a prefeita em 2020.
O empresário Santin Roveda foi candidato a deputado em 2014 a deputado estadual, não conseguindo conquistar uma vaga na ALEP. Mas, em 2016, concorreu à Prefeitura Municipal, vencendo com facilidade e elegeu seu sucessor em 2020, seu vice-prefeito Bachir Abbas. Santin concorre pelo ‘União Brasil’ e Sigley Narcizo pelo PROS.
Dos 5 candidatos à Assembleia Legislativa, o que conta com um currículo que deve favorecer seu desejo de conquistar, desta vez como titular, uma cadeira na ALEP, é ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos Hussein Bakri (PSD) e suplente de deputado, que acabou convocado pelo atual governador Carlos Massa Ratinho Junior para atuar como seu líder no parlamento estadual, tarefa que desempenhou com dedicação.
O professor Sérgio Andrekowicz (MDB) concorre pela primeira vez à ALEP e conta em seu currículo com dois mandatos de vereador e presidente da Câmara Municipal de União da Vitória. É integrante do ‘Novo MDB de Guerra’, que apoia à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Cleomar Bueno da Rocha, integrante da reserva da Polícia Militar do Paraná, concorre pelo Partido Liberal (PL) pela primeira vez.
O professor e advogado Luiz Ernani da Silva é um dos 5 pretendentes a uma vaga na ALEP. Concorre pelo Partido dos Trabalhadores e apoia incondicionalmente o candidato Roberto Requião, que já foi governador três vezes, deputado estadual, prefeito de Curitiba e senador.
Nelson Pedroso, que foi candidato a prefeito em 2020, concorre à Assembleia Legislativa pelo PDT. Tem uma postura respeitável na comunidade união-vitoriense.
Embora o destaque para Santin Roveda e Hussein Bakri, considerando que já ocuparam posições importantes, principalmente no comando do município de União da Vitória, não significa que os demais candidatos não estejam em condições de representar com dinamismo e honradez os cargos que almejam nos parlamentos federal e estadual.
A decisão, democraticamente, será dos eleitores de União da Vitória, além de outros municípios, porque o colégio eleitoral local não é o suficiente para garantir absoluta a vitória de nenhum dos candidatos que estão inseridos neste texto.
Ainda, a posição de outro líder de União da Vitória, ex-deputado estadual e ex-prefeito (dois mandatos em cada posto, Pedro Ivo Ilkiv já anunciou que vai apoiar a candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que neste pleito concorre à Câmara Federal.