União da Vitória – se não surgirem novos nomes – tem 7 candidatos no pleito de outubro
Os poucos mais de 40 mil eleitores de União da Vitória, no pleito de 02 de outubro próximo, poderão ter à disposição 7 candidatos: 3 para a Câmara Federal e 4 para a Assembleia Legislativa.
O ex-prefeito Santin Roveda (UniãoBrasil), Sigley Narcizo (PROS) e Demerson Oliskovicz (PDT) almejam uma das 513 cadeiras da Câmara Federal.
Sirgley já teve seu nome homologado na convenção do PROS na semana passada. Santin, na convenção desta terça-feira (02), do UniãoBrasil, em Curitiba, terá sua candidatura confirmada. Sobre Demerson, não temos muitas informações, apenas que foi indicado candidato em reunião do PDT realizada em União da Vitória em julho.
Sigley Narcizo vai disputar um pleito eleitoral pela terceira vez. Em 2018 concorreu à Assembleia Legislativa. Em 2020 à Prefeitura de União da Vitória. E agora à Câmara Federal.
(De Demerson Oliskovicz não temos informações, mas que podem ser repassadas no email ivoki.bol.com.br ou pelo whatsapp 99975-0039).
Santin Roveda, nesse pleito, tem sua terceira experiência. A primeira foi (2014) como candidato a deputado estadual, conquistando expressiva votação, principalmente em União da Vitória, mas não conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa.
A segunda experiência foi em 2016, tendo como companheiro a vice o atual prefeito Bachir Abbas. A vitória foi tranquila e sua administração operosa, com a mais importante obra estruturante desde 1983: a ponte ‘José Richa’, que liga o centro da cidade ao populoso distrito de São Cristóvão, além de várias outras.
Agora, Santin vive o desafio de conquistar uma vaga na Câmara Federal, seguindo os passos de seu pai Airton, que após ter sido também prefeito, chegou à Brasília e trouxe para a região um significativo pacote de benefícios, principalmente no setor da infraestrutura.
Após deixar a Prefeitura nas mãos de seu então vice-prefeito Bachir, Santin dedicou atenções especiais à elaboração de seu livro “O Compromisso de Inovar”, cujo lançamento, não somente em União da Vitória, mas na capital do Estado e outras cidades, se constituiu em evento com grande repercussão.
Husein Bakri, que até recentemente ocupava, como suplente uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa, inclusive na condição de líder do Governo, ficou na suplência no pleito de 2018.
Mas tem um currículo marcante na vida política. Começou como vereador em 1988, com votação expressiva. Em 1992 e 1996 concorreu, sem sucesso, à Prefeitura Municipal. Mas em 2000 venceu o então considerado imbatível prefeito Pedro Ivo Ilkiv, sendo reeleito em 2004. E, o mais importante, em 2008, elegeu seu sucessor, Carlos Alberto (Juco) Jung. Em 2012 não conseguiu voltar à Prefeitura, sendo derrotado por uma coligação integrada pelo PT e PSDB – Pedro Ivo Ilkiv e Jair Brugnago. Em 2018, como candidato à ALEP, não conseguiu a titularidade, mas como suplente foi convocado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para não só ocupar uma cadeira, mas para a liderar a bancada do Governo.
Agora, já com o nome homologado em convenção do PSD, partido do governador, Hussein Bakri não perde tempo e trabalha desta vez para ocupar como titular uma cadeira na ALEP. Dificilmente vai amargar as anteriores participações como pretendente à ALEP, porque conta com uma estrutura de apoio bem sólida, não somente na região, mas em dezenas de municípios do Paraná.
Sérgio Andrekowicz, professor, servidor estadual aposentado da área da saúde e advogado, é um dos quatro candidatos à Assembleia Legislativa. Concorre pelo denominado novo “MDB de Guerra”, comandado pelo deputado Anibelli Neto, filho do histórico ex-deputado federal e estadual Antônio Martins Anibelli Filho. O novo MDB, na majoritária, apoia à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Sergio Andrekowicz, porque foi vereador (dois mandatos e presidente da Câmara Municipal) e diz que está preparado, se for eleito, a trabalhar com dedicação por União da Vitória.
Luiz Ernani Filho, professor e advogado, é também um dos candidatos à ALEP por União da Vitória. Apesar de ser ainda jovem, Ernani Filho, que concorre pelo Partido dos Trabalhadores (PT), diz que está preparado para o desafio e que confia na vitória de seus candidatos Roberto Requião (governador) e Luiz Inácio Lula da Silva (presidente).
Nelson Pedroso, desfruta de grande prestígio e respeito em União da Vitória está preparado a pleitear os votos dos eleitores de União da Vitória para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Concorre pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), que tem como candidato à Presidência da República Ciro Gomes, o terceiro colocado em todas as pesquisas que estão sendo realizadas.