Câmara de Vereadores cria a Secretaria Especial de Acessibilidade Social (Seacis) de União da Vitória
Na sessão ordinária desta segunda-feira (01/08/22), da Câmara de Vereadores de União da Vitória, foi aprovado, em votação única e com um voto contrário do vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC), o Projeto de Lei de autoria do Executivo, 14/2022 que cria a Secretaria Municipal Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), com objetivo de dar todo tipo de suporte às pessoas portadoras de alguma síndrome ou com deficiência.
O projeto foi motivo de muita discussão durante a sessão. O vereador Emerson chegou a pedir, em discussão, as vistas do projeto, alegando a necessidade de maior avaliação, o que não foi acolhido pelos colegas e o projeto seguiu para votação. Emerson questionou os cargos e a manutenção da Secretaria.
Muito foi discutido, alguns Edis reclamaram do tempo que o projeto estava na Casa em avaliação. A vice-residente Alandra Roveda (PL) e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, disse que indagou ao Executivo sobre vários aspectos do projeto, entre eles os recursos para a manutenção da Secretaria, e que lhe foi respondido que teriam recursos.
A grande maioria dos vereadores incentivou a necessidade da Secretaria para atender todos que necessitam, e inclusive, tiveram seus representantes presentes na sessão.
O presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto, disse, ao final da sessão, que é também um incentivador do projeto aprovado, que desde a gestão do ex prefeito Santin Roveda, em que foi secretário de esporte, viu e participou da evolução e conquistas para essa causa. Cordovan comentou que, com certeza a população de União da Vitória, terá mais suporte e segurança com muitos benefícios, mais saúde e qualidade de vida.
O segundo secretário, vereador Ednilson de Godoy, usou o Grande Expediente falando sobre sua bandeira, em prol das pessoas com deficiência e necessidades especiais, seus trabalhos e Projetos de Lei para a causa. Godoy agradeceu a presença dos representantes das diversas Instituições que aguardavam a aprovação do Projeto, como a Associação Laços de Amor Down e Autismo sem Barreiras, e falou da importância da nova secretaria. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de União da Vitória).