‘Podemos’ quer Avaro Dias candidato à Presidência de República
O Podemos convidou o senador Alvaro Dias a se lançar candidato do partido à sucessão ao Palácio do Planalto durante convenção nacional na manhã deste domingo (31). A sigla, que indicava neutralidade no primeiro turno, fez um apelo para que o senador reavaliasse sua candidatura à reeleição ao Senado Federal.
Em entrevista à CNN, o senador disse que foi um pedido “inesperado”, que ficou “perplexo”. Ele, no entanto, ressaltou que ainda é candidato à reeleição ao Senado, mas que vai avaliar o assunto até a próxima sexta-feira (5), quando termina o prazo para definição de candidaturas às eleições de outubro. “Foi inesperado. Nada foi acertado antecipadamente. Fui surpreendido. Não cogitava. Mas é unânime na convenção partidária. Estou perplexo. Sou candidato ao Senado Federal. Vou pedir pra discutir essa convocação até o dia 5 de agosto”, disse à CNN.
Caso Dias aceite encarar a candidatura à Presidência da República, o caminho do ex-juiz federal Sergio Moro, do União Brasil, na disputa ao Senado Federal fica mais fácil. Nas recentes pesquisas, Alvaro aparece com pequena vantagem na corrida por uma vaga no Senado.
No início deste ano, o pré-candidato do Podemos era o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, convidado pelo próprio Alvaro Dias. Mas Moro deixou o partido em março, alegando que não conseguiu entendimento com os dirigentes da sigla sobre os rumos da candidatura. Na véspera do prazo final de filiação, em abril, o ex-juiz federal decidiu trocar o partido pelo União Brasil e desistiu da disputa ao Palácio do Planalto e agora é pré-candidato ao Senado. (Com informações do Blog do Tupan).