A Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto é a maior usina da Copel. Possui capacidade de 1.676 MW de potência. Está localizada no rio Iguaçu, distante 5 km da jusante da foz do rio Areia e aproximadamente 350 km de Curitiba, no município de Pinhão.
A usina teve suas obras iniciadas em 1975, a barragem foi concluída em 1979 e a usina em 1980, quando começou a operar. Sua construção provocou a desativação da Usina Salto Grande do Iguaçu, primeiro aproveitamento no rio Iguaçu com 15,2 MW. Salto Grande funcionou de 1967 a 1979.
O nome da usina, anteriormente denominada Foz do Areia, é uma homenagem ao Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que liderou o Paraná de 1951 a 1955 e realizou muitas obras importantes, como a construção do Centro Cívico de Curitiba e a criação da Copel, em 26 de outubro de 1954.
A inauguração da Usina foi realizada em cerimônia que contou com o presidente da República, general João Batista de Oliveira Figureiredo, com a presença do ministro das Minas e Energia, deputados, prefeitos e grande público.
Anos antes, com a presença do governador Paulo Cruz Pimentel e do ministro Costa Cavalcanti, foi inaugurada a Usina de Salto Grande do Iguaçu, que desapareceu com a construção de Foz do Areia.