Portaria da Secretaria da Saúde de Santa Catarina para a construção da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital São Braz/São Camilo já foi assinada, o que significado que as obras podem ser iniciadas em breve, com recursos do Governo do Estado.
Atualmente não existe uma UTI Neonatal em Porto União para atender gestantes de alto risco e recém nascidos com baixo peso ou com necessidade de cuidados intensivos, necessitando assim de transferência e deslocamento para cidade de Mafra, a cerca de 140km de distância.
Segundo informação no Facebook da instituição hospitalar “a aprovação do Processo n.º: SES 140390/2021 de construção da UTI neonatal é mais uma conquista alcançada para toda população e região”.
Durante sua interinidade na Câmara Municipal de Porto União, no final do ano passado, a suplente Mariane Schorr Caesar, que é fisioterapeuta do hospital, através de iniciativa do deputado Ricardo Alba, trouxe o secretário estadual da Saúde para constatar pessoalmente a necessidade da implantação de uma Unidade Neonatal.
Antes da visita, Mariane, junto com o administrador do hospital, Édio André, com o apoio do deputado Alba, foi a capital protocolar o importante pedido, que agora dá o primeiro passo, que deve ser decisivo para o efetivo início de obra de setor da saúde tão importante para a comunidade de Porto União e da região.
(Com informações parciais do Facebook do Hospital São Braz/São Camilo).