Construção da ponte ‘José Richa’ muda o sistema viário da cidade e – principalmente – de São Cristóvão
Em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira (18), o prefeito Santin Roveda e o secretário do Planejamento Clodoaldo Goetz explicaram quais serão as mudanças no sistema viário de União da Vitória, principalmente em São Cristóvão, por causa da construção da nova ponte sobre o Rio Iguaçu, que liga o centro da cidade ao populoso distrito.
As principais mudanças vão atingir diretamente São Cristóvão, mas todas as providências estão sendo tomadas, pois afetará o trânsito de veículos e principalmente de ciclistas.
Uma sinalização eficiente vai ficar bem visível para todos. Mesmo assim, no início, é importante que motoristas, ciclistas e até os pedestres fiquem atentos.
O acesso do centro para São Cristóvão pela ponte ‘Machado da Costa’ continua normal. As mudanças maiores serão mesmo em São Cristóvão.
A Secretaria do Planejamento, comandada por Clodoaldo Goetz, não envidou esforços na elaboração de um projeto de alteração que atenda a população, notadamente de São Cristóvão.
A sugestão é que os moradores, principalmente do Bairro Bom Jesus e outros no entorno, procurem utilizar os acessos através da BR-476 pela ponte Domício Scaramella.
Ampla divulgação pelas redes sociais e pelas emissoras de rádio – ainda as mais eficientes em casos como esse – vai ser feita.
Muitos vão reclamar, mas é preciso entender que se trata, como explicou o prefeito Santin Roveda na entrevista coletiva, que se trata de uma obra de grande vulto, “e que será construída em pleno centro da cidade”.
A construção da ponte ‘Domício Scaramella’ não não causou nenhum problema ao trânsito, devido sua localização. Pelo contrário, só resolveu depois de sua conclusão.
Mas a ponte ‘José Richa’ atinge diretamente o sistema viário da cidade e de São Cristóvão. Por isso, enquanto estiver sendo construída, é fundamental ter muita paciência.