Dia da Luta Antimanicomial é lembrada no CAPS de União da Vitória

O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, está sendo lembrando em União da Vitória com o lema “Trancar não é tratar” e vem de encontro com as ações que são desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS que realiza o atendimento às pessoas com sofrimento, doença ou transtorno mental.

“Essa data é importante para lembrarmos que o tratamento da pessoa com sofrimento ou doença mental acontece no cuidado, no dia a dia e em todos os espaços em que ela convive, desde a família, colegas de trabalho e também em todos os pontos da rede de atenção e proteção” destacou a psicóloga e coordenadora do Caps, Cláudia Moema Zaions.
Além da divulgação sobre a importância da data nas redes sociais o Centro também realizará na sexta-feira, 20, uma Assembleia com os pacientes do Caps e seus familiares onde a Coordenadora de Saúde Mental da 6ª Regional de Saúde, a psicóloga Denize Aparecida Teixeira, falará sobre o tema e a importância do cuidado diário e promoção da saúde mental.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia 18 de maio é de celebração e de luta, em espaços públicos e serviços de saúde mental. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

A partir desse movimento foram criados os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS que oferecem tratamento multiprofissional para os pacientes, planejado de acordo com as suas necessidades, com o cuidado próximo aos seus familiares e alinhando sua rotina e atividades ao meio em que convivem. (Assessoria da PMUVA).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *