Mais tempo sem pagar pedágio no Paraná
A notícia veiculada está semana pelo ministro do TCU,Walton Rodrigues, ampliando o prazo para análise do plano de outorga do pedágio no Paraná não agradou a gregos e nem a troianos.
Para os usuários a notícia é boa, pois com o aumento do prazo irá proporcionar aos paranaenses mais uma temporada sem o pagamento da tarifa, mas também é preocupante se o estado irá conseguir arrumar uma forma da manutenção do pavimento a fim de que não se deteriore por tanto tempo sem a devida atenção.Do outro lado estão as empresas que estão se preparando para encampar as praças e também sentiram com este atraso, pois terão que manter uma estrutura básica afim de assumiras estradas assim que se formalize a contratação.
TEMPORADA
A população já sentiu na pele na última temporada de férias e de turismo pelo estado como foram os engarrafamentos, acidentes e respectivos atrasos de viagens nas épocas de festividades natalinas.Com relação aos sofrimentos, de outro lado valorizou o quanto proporciona o pagamento de uma tarifa com relação ao atendimento, segurança e estado das estradas.
Esta nova decisão provoca também um aumento no prazo para que a ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestresentreguetoda documentação e com que o processo caminhe para os finalmentes.
Desta forma a contagem do novo prazo só começará a contar quando a ANTT realizar a entrega dos documentos solicitadosao TCU e pelas informações da agência,ela só deverá ocorrer em 20 de maio. Após está entrega o TCU terá 75 dias para analisar,segundo o ministro Walton do TCU,o tão conhecido e divulgado plano de outorga de pedágio em todas as rodovias, que fazem parte do anel de integração do estado.Se realmente ocorrer no final de maio a entrega da documentação o prazo final da análise ficará para 5 de agosto.
LEILÕES NA BOLSA DE VALORES
Com este atraso e formalização de documentação os leilões previstos na Bolsa de Valores para este ano devem atrasar fazendo que as novas concessões comecem a operar somente em 2023.
ESTRADAS LIBERADAS
O encerramento do contrato do pedágio no dia 27 de novembro, fez com quedesde o dia 28 de novembro de 2021 todas as rodovias pedagiadas do Paraná abrissem as cancelas de pedágio abertas depois de 24 anos de cobrança iniciadas no governo de Jaime Lerner.
GUTO PREVIU
O ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva em 2021 chegou a fazer uma previsão de que todo o trâmite de leilões, formalização das novas concessões e a assinatura dos contratosseriam feitos ainda em 2022, mas com essas novas mudanças, essa segunda decisão do TCU, há grande chance de que a divulgação dos editais de licitação das concessões seja mais uma vez adiada e os paranaenses só saberão da realização dos leilões em 2023.
PACOTE DA CONCESSÃO PREVISTO
O governo anunciou com a presença do ministro Tarcísio de Freitasem 11/08/2021 umnovo pacote de concessão no Paraná formado por rodovias estaduais e federais. Neste plano são 2,3 mil quilômetros das concessões que já existem e outros 1 mil quilômetros de novos trechos. Serão 6 lotes de contratos de pedágio que vão a leilão separadamente em São Paulo sendo que cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores, baseando-se sempre de que quem conceder o maior desconto na tarifa base levará o lote.
PROMESSA DO GOVERNADOR
O Governador Ratinho Jr. afirmou aos paranaenses que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigore, também serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. No leque de obras previstas no pacote constam aindaa duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão.
Neste contrato previsto para 30 anos tem-se a previsão de construir 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED, sendo que as uma grande quantidade destas obras devem ocorrer dentro dos 7 primeiros anos da concessão. (IMPACTO/PR).