Collor, que derrotou Lula em 1989, é hoje seu fiel aliado. E na sua campanha fez um grande comício em Bituruna, que tinha como prefeito o atual deputado Valdir Rossoni
O conselho de Valdir Rossoni. Mas não foi ele um dos principais responsáveis pela vitória de Collor no Paraná? Agora Collor sai em defesa de Lula! A política é mesmo dinâmica!
Este texto foi postado no meu Blog, que agora é Site, em janeiro passado, com o objetivo de – principalmente – relembrar um fato político importante em nossa região, mais especificamente em Bituruna. E, também, para confirmar aquela frase de que “a política é dinâmica”. E naquela campanha, a primeira depois do fim da ditadura militar, os dois candidatos mais cotados eram Collor e Lula. Collor derrotou Lula, mas hoje estão abraçados, já que o histórico de ambos é parecido.
A postagem no Blog em janeiro
“Estava ontem no facebook do deputado federal Valdir Rossoni um conselho que particularmente considerei de certa forma estranha:
” Esse fato, ocorrido 25 anos atrás, deve ser lembrado na hora da escolha do novo Presidente”, aconselhou o chefe da Casa Civil.
Estranho porque foi em 1989, junto com o falecido deputado federal José Carlos Martinez, foi um dos responsáveis pela realização do “memorável” comício que ele, como prefeito, promoveu com o candidato Fernando Collor de Melo – “o caçador de marajás”.
Mandei uma mensagem pra ele, lembrando do comício, que ele e o Martinez praticamente me obrigaram a apresentar, contra vontade, porque eu não acreditava no candidato – meu candidato era outro. Me esforcei e acho que fiz meu trabalho a contento. Mas meu candidato não era o Lula. Está hoje na cadeia.
Acho que mais de cinco mil pessoas de Bituruna e de dezenas de municípios da região foram ao comício. Um grande acontecimento, sem dúvida, depois de um jejum de dezenas de anos sem eleição livre para Presidente.
Posso afirmar, com a mais absoluta certeza, que Rossoni e Martinez foram os principais responsáveis pela vitória nos dois turnos de Collor no Paraná.
Não estou criticando o Valdir pela vinda a Bituruna de Collor, porque ele, como milhões de paranaenses e brasileiros acreditaram no candidato “caçador de marajás”. E foi, também, uma demonstração de prestígio do então prefeito de Bituruna, que em 1990 foi eleito deputado estadual, com reeleições seguidas até chegar, em 1914, à Câmara Federal, provavelmente será reeleito em outubro próximo.
Já seu grande ‘padrinho’ José Carlos Martinez em 1990 amargou uma derrota ao Governo do Estado para o atual senador Roberto Requião, que contava como marqueteiro o jornalista Fabio Campanha.
A foto, que é uma cópia da revista Veja com Collor (atualmente senador da República e que fez parte da bancada de apoio de Dilma Rousseff), após sua renúncia do cargo. Mesmo tendo renunciado, o Congresso deu continuidade ao processo de impeachment dele.
Condenado e direitos políticos suspensos, Collor acabou sendo inocentado pelo STF anos mais tarde, retomando seus direitos políticos, elegendo-se senador por Alagoas. Mas tem uma série de processos no STF.
Parece que a postagem de ontem do conselho do Rossoni foi excluído…”.