SC-135 – Não será mais um simples tapa-buracos? Mais uma irresponsável enganação?
Acredito que muitos internautas perderam alguns preciosos minutos de seu tempo e leram a postagem da matéria neste Site sobre a verdadeira ‘história’ do asfaltamento da atual SC-135 (antes SC-302), com todos os detalhes de Caçador/Calmon/Matos Costa/Porto União.
Na matéria postada foi destacado que o asfaltamento começou no primeiro mandato de Esperidião Amin, paralisado nos mandatos de Pedro Ivo Campos, Cacildo Maldaner, Vilson Kleinubing e Paulo Afonso. Mas reiniciado no final no segundo mandato de Amin, depois de ter recuperado a economia do estado de uma situação calamitosa, um legado desastroso de Paulo Afonso.
Verdade que foi concluído na gestão de Luiz Henrique da Silveira. Mas é preciso lembrar que a base no trecho Caçador/Calmon/Matos já estava pronta e bem feita, ao contrário do trecho Matos Costa/Porto União.
Asfaltado às pressas na primeira gestão de Luiz Henrique, que almejava seus segundo mandato, o trecho Porto União/Matos Costa, na inauguração (tenho as fotos), parecia bem feito. Mas não foi. Sem uma base adequada, principalmente no trecho no trecho da bacia hidrográfica do Rio Pintado, logo o pavimento começou a apresentar danos.
Realmente, sem fiscalização do setor competente da Secretaria da Infraestrutura e Transportes, o trecho Porto União/Matos Costa acabou se transformando num pesadelo para todos quantos precisam trafegar nesse trecho.
O governador Raimundo Colombo deve ser também responsabilizado, pois deveria ter agido com mais rigor, apesar de ter acionado na Justiça a empresa responsável pela obra mal feita. Mas a empresa faliu e sobrou para o Governo do Estado.
Com os recursos cada vez mais escassos e uma estrutura administrativa gigantesca, felizmente parcialmente desmontada pelo próprio Colombo e agora pelo seu sucessor Pinho Moreira, mesmo assim recursos para a parcial recuperação da rodovia foram disponibilizados.
Até um processo licitatório foi realizado, com empresa vencedora, mas sem que o contrato para início das obras fossem iniciadas, sendo necessária, meses depois, a intervenção do Ministério Público, respaldado pelo Poder Judiciário, obrigando a assinatura do contrato.
E a empresa vencedora iniciou os trabalhos, inclusive festejado pelo nosso valoroso companheiro Antônio Godói, um obstinado defensor da solução dos problemas de nossa região.
Contudo, a foto postada por ele no seu Site, não parece nada animadora com relação à uma solução mais concreta da recuperação do trecho. Parece apenas um simples trabalho de tapa-buracos.
Será que não vem aí mais um trabalho irresponsável que antecede mais um pleito eleitoral? Com certeza o Ministério Público vai acompanhar tudo. É o que todos esperamos e desejamos.
Só para esclarecer: estamos conscientes da possível da defasagem dos recursos disponibilizados, tendo em vista a demora da assinatura do contrato. Mas não não podemos mais aceitar um trabalho mal feito…Uma enganação…