O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assumiu na quinta-feira (17) a presidência estadual do União Brasil, partido que surgiu da fusão entre DEM e PSL e se tornou o maior partido do Brasil.
E a chapa executiva terá a participação de dois rio-sulenses. Alan Schoeninger será o 1º secretário da nova executiva estadual, e Bolívar Bittelbrun será membro do conselho político. Schoeninger é um dos nomes próximos ao prefeito Gean Loureiro, e tem participado do grupo que coordena sua pré-candidatura ao Governo de Santa Catarina.
Ele também atuou como chefe de gabinete do ex-deputado João Paulo Kleinubing, e foi secretário adjunto de estado da Saúde, no segundo mandato do ex-governador Raimundo Colombo. Em Rio do Sul o partido tem o nome de Cléber Stassun como pré-candidato a deputado federal.
O partido também conversa com o médico de Ituporanga, Dr. Carlos Roberto Felipe, que na última eleição fez 44 mil votos para deputado federal no então PSL. Já para deputado estadual o partido no Alto Vale deve apoiar o ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, que em seu mandato de deputado federal (2015-2018) teve forte atuação no Alto e Médio Vale.
Pré-candidatura de Loureiro ao Governo do Estado
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é um dos pré-candidatos para o Governo do Estado e dia 31 de março irá renunciar a prefeitura para poder se candidatar ao governo.
Loureiro tem conversado com o PSD e Podemos, que tem também seus pré-candidatos, e com base em critérios de pesquisa qualitativa e quantitativa deve oficializar até março o nome que efetivamente vai liderar o projeto majoritário.
Nas últimas semanas se juntaram aos três partidos no diálogo de um projeto comum, representantes do PP e do PSDB.
(Com informações de Mariane Schorr Caesar, do grupo que forma o União Brasil em Porto União).