Valdir Cobalchini diz porque vai disputar as prévias do MDB
A semana está terminou com um novo fato para amenizar a crise interna no MDB, causada pelas indefinições sobre candidatura ao governo e a hipótese de filiação do governador Carlos Moisés. A novidade veio com a decisão do deputado Valdir Cobalchini de se inscrever nas prévias que indicarão o candidato a governador pelo MDB.
- Por que o senhor decidiu inscrever-se nas prévias do MDB?
Este sonho de ser Governador não nasceu agora: apenas dois dias antes de falecer, o Senador Luiz Henrique teve uma conversa comigo em sua casa de praia em Itapema. Naquele dia, começamos a delinear um projeto que visava a disputa de 2018. Não foi a primeira vez que tratamos do tema: era um sonho que ele fazia questão de alimentar em mim constantemente em nossas conversas. Infelizmente, Luiz Henrique nos deixou. Mas quero deixar claro: meu candidato, desde o início do processo das prévias, era o Deputado Celso Maldaner. Primeiro, por um projeto que vínhamos construindo há algum tempo, visando colocar a região Oeste no centro do debate estadual. E também por uma questão familiar, já que me considero como um filho adotivo do nosso eterno Casildo Maldaner. Entretanto, como o Presidente Celso preferiu declinar e não se inscrever, me senti impelido a aceitar os apelos que já vinha recebendo de lideranças de todo o estado. Estes apelos, aos quais eu vinha resistindo, certamente refletem minha caminhada no MDB. Iniciei militando na Juventude do partido, estive em todos os nossos Governos, aprendi demais atuando ao lado de Luiz Henrique, que me chamava de seu Primeiro-Ministro e nos último três pleitos fui o Deputado Estadual mais votado do nosso partido. O MDB é meu segundo amor, abaixo apenas da minha família. Mesmo diante de tudo isso, instantes antes de realizar a minha inscrição, realizei um último telefonema ao Deputado Celso Maldaner, para ter certeza de que ele estava fora da disputa. E apenas após esta última negativa realizei minha inscrição.
- É verdade que o senhor deseja garantir a vaga para a filiação futura e a candidatura do governador Carlos Moisés?
Não! Sou pré-candidato a Governador do MDB. E, caso seja vitorioso, é ao MDB que minha candidatura pertencerá. A questão sobre alianças ou mesmo uma eventual filiação do Governador deverá ser feita após as prévias nas instâncias partidárias. E será feita de modo natural, seja eu ou qualquer outro o vitorioso. Estamos escolhendo um pré-candidato a Governador, não um dono do partido.
- Por que a bancada estadual está contra as prévias?
Sou o líder da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa e me inscrevi. Apenas este fato já deixa claro que a bancada não está contra as prévias.