Escola Pública Cívico Militar de Porto União tem 100% de aprovação
A implantação da Escola Cívico Militar em Porto União está em andamento. Para que isso aconteça, é preciso seguir uma série de etapas e uma delas visa a aprovação da comunidade escolar. Por isso, na noite de ontem, dia 03 de fevereiro, aconteceu a Consulta Pública no Núcleo Educacional João Fernando Sobral, no bairro Bela Vista.
O evento teve como objetivo esclarecer que nada será imposto pelo governo federal. A escola não será um quartel e nem os alunos serão tratado como soldados.
Os militares da reserva do Exército Brasileiro que atuarão como monitores. Serão uma força auxiliar na disciplina e cuidado com os alunos. Os professores continuarão a desempenhar suas funções normalmente.
A adesão ao modelo ocorrerá nos estados e municípios que o desejarem. Toda a comunidade escolar foi convidada a participar da votação para implantação do modelo proposto.
Pais, alunos com idade igual ou superior a 16 anos, professores e demais funcionários da escola tiveram direito a voto e foram exaustivamente incentivados a participar do processo.
A audiência teve seu momento de abertura em que todo o método e sistema foi contextualizado aos presentes. Depois houve pronunciamentos das autoridades, esclarecimento de dúvidas e então a votação.
A Secretária Municipal de Educação Aldair Muncinelli conduziu essa etapa, pedindo aos que fossem favoráveis à implantação do projeto que se mantivessem sentados; enquanto os que discordavam deveriam ficar em pé. O resultado foi unânime entre os presentes. Com 100% de aprovação, a implantação da Escola Cívico Militar no Núcleo Educacional João Fernando Sobral foi aprovada! (Texto e foto de Léa Alberti).