Homenagem da Câmara Municipal à Rede Feminina de Combate ao Câncer
Legislativo de União da Vitória, por iniciativa da vereadora Alandra Roveda Grando, aplaude trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Aplausos pelo trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate
ao Câncer em União da Vitória proposto pela Vereadora Alandra
Roveda Grando (PL), foi registrada na última sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória.
A REDE FEMININA DE COMBAT AO CÂNCER
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos
pacientes oncológicos e seus familiares nas cidades de União da Vitória
e Porto União, por meio do acolhimento, apoio e suporte, com foco na
humanização do tratamento e na prevenção precoce do Câncer, a Rede
Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em 12 de maio de 1966
em União da Vitória pelas Sras. Clarice Manfroni e Anete Stefani; até
1990 arrecadava dinheiro que era remetido ao Hospital Erasto Gaertner,
em Curitiba – PR, com o objetivo de auxiliar no tratamento de doentes
encaminhados da região.
Em 03 de julho de 1997 foi reativada para a construção da Unidade Oncológica na região, junto ao Hospital São Braz. Em 13 de junho de 2000 foi inaugurada sua sede própria à Rua Coronel João Gualberto, n.º 300, no Centro de União da Vitória, denominada “Casa Bebel”, em homenagem à enfermeira Izabel Carvalho Martins, que dedicou sua vida auxiliando doentes carentes portadores de câncer de nossas cidades.
Em 2003 foi declarada de Utilidade Pública Municipal em União da Vitória pela Lei n.º 2827/ 2001 e teve como primeira Presidente a Sra. Lair Silva. A Rede Feminina é uma Instituição de caráter privado, sem fins econômicos, de finalidade social e filantrópica.
É formada por uma Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Assembleia Geral e diversos setores. Uma união de muitas pessoas que poderiam estar cuidando de interesses próprios e abrem mão dos financeiros, sociais ou particulares, optando na ajuda ao próximo e dedicam tempo ao trabalho para àqueles que passam por momentos frágeis com a saúde; um trabalho exclusivo de empatia e solidariedade destinado à todos, sem distinção de classe, credo ou particularidades.
Os serviços prestados aos pacientes e seus familiares vão desde
atendimento psicológico, físico, fisioterapia, oficinas, nutricionista, salão
de beleza com confecção de perucas, encaminhamento de alimentação
apropriada e empréstimos de utensílios necessários à pacientes
acometidos de diversas enfermidades.
O custeio da Instituição é mantido em sua grande maioria através dos lucros oriundos do Bazar da Casa Bebel, que comercializa à valores muito acessíveis calçados, roupas e variados utensílios de todos os tipos vindos através de doações; artesanatos confeccionados através das voluntárias como aventais, jogos de mesa, nécessaires, jogos de toalha e demais enfeites de excelente bom gosto e capricho com a marca Rosa Chic e doações através de depósitos e cupons fiscais.
Em 2021 até o próximo ano a Rede Feminina conta com a seguinte gestão: Presidente: Sra. Rosa Augusta Hausen, 1ª Vice-Presidente: Soraya Bakri, 1ª Tesoureira: Rosana Rabelo Menoncin, 2ª Tesoureira: Suely W. Chicuto, 1ªSecretária: Ilka Hintz, 2ª Secretária: Sirlei Zandoná, Conselho Fiscal: Rosane Kopko, Mirian E. de Mattos Nunes, Telma Regina Barth Lotoski, 84 voluntárias e 10 funcionários que trabalham no dia a dia da Rede Feminina e Casa Bebel.
Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória, exemplo de amor, empatia e ajuda ao próximo, se tivéssemos metade da população com o coração das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em nosso País, com certeza viveríamos num mundo muito melhor. Com a gratidão por sua existência, obrigada e parabéns! (Com informações da Assessoria da CMUVA).